sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/06/2020 | 15:40

Instituto Itajaí Sustentável lança campanha “Cuide do Seu Quadrado”

“Se cada um varresse a calçada da sua casa, no final do dia toda a rua estaria limpa”. Você já deve ter ouvido esta máxima, que em tempos de isolamento social é mais do que necessária. Anualmente, o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) realiza mutirões de limpeza em praias e espaços públicos. Neste ano, porém, devido à pandemia de coronavírus (COVID-19), vai lançar uma mobilização diferente: a campanha “Cuide do Seu Quadrado”.

A ação do INIS, que será lançada no próximo sábado (04), tem o objetivo de incentivar os moradores de Itajaí a olharem com atenção para seu entorno – principalmente sua casa, quintal ou até mesmo calçadas, a fim de que seja feita a limpeza de terrenos particulares e dar a destinação correta a todos os resíduos recolhidos.

Durante a ação de limpeza, o Instituto recomenda que sejam recolhidos e eliminados todos os recipientes que possam acumular água, como embalagens plásticas, garrafas de vidro ou pneus. Além de colaborar com a preservação do meio ambiente, tal iniciativa evita a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor de diversas doenças, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

É importante frisar que essa ação deve ser realizada pelo morador ou seus familiares, sem a presença de terceiros na residência, para evitar aglomeração de pessoas. Vale ressaltar, também, que com o Decreto Municipal nº 11.926/2020, em vigor desde o dia 21, está proibido o acesso, trânsito e permanência de pessoas em espaços públicos.

Caso o cidadão precise deixar sua casa para ir ao trabalho ou fazer compras, por exemplo, o lixo encontrado pelo chão também não deve ser ignorado, mas recolhido na lixeira mais próxima que encontrar. Tornar um hábito essas atitudes faz toda a diferença – não apenas diante da atual iniciativa.

A campanha “Cuide do Seu Quadrado” foi inspirada na ação do Instituto Limpa Brasil, que mobiliza líderes e voluntários para realização de mutirões de limpeza por todo o Brasil e incentiva a população a realizar ações de limpeza e sustentabilidade dentro de casa, em sua rua, bairro ou local de trabalho.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS