quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/06/2020 | 14:24

Agricultura urbana e políticas públicas são temas de conferência virtual

O projeto de extensão “Educação para Transformação: Meio Ambiente ,Saúde e Gênero", da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), promove, na próxima quinta-feira, dia 18 de junho, uma conferência virtual para troca de conhecimento, vivências e discussões sobre iniciativas que incentivam a agricultura urbana e a promoção de políticas públicas. A live será transmitida na página do Facebook do projeto, em https://www.facebook.com/educacaoparatransformacao/.

O diálogo será moderado pela coordenadora do projeto, professora Marcia Gilmara Marian Vieira, química e pós-doutoranda em Agroecologia e Paisagismo, e pelo professor participante do projeto da Univali, Oscar Benigno Iza, geógrafo e biólogo, mestre em Botânica, ambos da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia. Profissionais convidados de diversos segmentos participarão das discussões, são eles: o vereador Marcos José de Abreu (Marquito), de Florianópolis, engenheiro agrônomo e mestre em Agroecologia; Larissa Maas, engenheira química, mestre em Saúde e doutora em Ergonomia; Christianne Carvalho, engenheira agrônoma e mestre em Agroecologia; e Juliana Torquato Luiz, ativista, pesquisadora, mestre em Sociologia e pós-doutoranda do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

“A implantação de hortas urbanas é uma das atividades mais empregadas nos sistemas agroecológicos, que podem ser entendidas como um conjunto de boas práticas de produção de alimentos de origem vegetal, usualmente efetivados em pequenos espaços. Elas contribuem para a soberania e segurança alimentar e nutricional e para a renda dos produtores. As funções ou funcionalidades da agricultura urbana são diversas e este evento foi justamente pensado  para dialogarmos sobre isso", ressalta a coordenadora do projeto de extensão.

A participação no evento é aberta aos interessados e gratuito. Para obter certificado de participação é necessário inscrever-se previamente, clicando aqui.

O projeto de extensão

O “Educação para Transformação" está vinculado à Coordenação de Projetos e Programas de Extensão da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade. O projeto promove educação popular em saúde, meio ambiente e gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar, estimulando a participação cidadã com propósito de mudança e autonomia. As atividades, realizadas com as mulheres agricultoras que produzem alimentos dentro das tecnologias de agricultura sustentável, incentivam a agricultura familiar e constituem a Horta Orgânica Experimental. A iniciativa incita a autonomia das mulheres frente às questões ambientais, de saúde e bem-estar, promovendo o empoderamento e independência para a transformação do seu território.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS