quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/06/2020 | 14:22

Logistique e Confraria de Logística de SC firmam parceria estratégica

A Confraria de Logística de Santa Catarina (CLSC) fechou parceria com a organização da Logistique – Feira e congresso de Logística e Negócios Multimodais, para apoio institucional e operacional ao evento. Com mais de dez anos de atuação no mercado catarinense, a CLSC reúne executivos de logística de 13 grandes empresas catarinenses. A entidade tem por objetivo fomentar o profissionalismo e a capacitação na respectiva área e promover um constante fórum para discussão e exame de problemas, aplicações, práticas e ideias relacionadas a área. Atua ainda no sentido de disseminar conhecimentos e experiências relacionadas a área de logística, melhores práticas e estudos de caso na área.

O presidente da CLSC e representante da Buschle Lepper S/A na Confraria, Jean Franck Baroni, diz que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) gerou profundas mudanças na logística, em seus mais diversos aspectos, mas com ênfase para o e-commerce. Em sua opinião a logística será ainda mais requisitada para movimentação de bens de pequeno valor e volume, por meio das vendas pela internet e a agilidade, baixo custo e tecnologia da informação aplicada a logística, serão os grandes diferenciais competitivos. “A Logistique continua sendo a feira de referência no Sul do Brasil. A criatividade de seus organizadores para formatá-la de forma a atender as novas demandas geradas pela pandemia será o fator crítico de sucesso nesta edição”, diz Baroni.

Outros pontos apontados pelo executivo que devem permanecer no pós-pandemia são a maior utilização da tecnologia para a garantia de agilidade nas operações comerciais e logísticas, maior utilização do home office, redimensionamento das frotas e revisões nos organogramas. Já Márcio Freitas, sócio proprietário da Freitas Inteligência Aduaneira e diretor de Projetos Especiais da CLSC, diz que as relações de consumo serão afetadas.

“A forma desenfreada com que compramos deve ser interrompida. Com isso entendo que as entregas deverão passar por um processo de readequação. Estamos vivendo um momento difícil, mas de aprendizado para revermos nossas estratégias, processos e ações”, destaca Freitas. Diante dessa realidade, segundo o especialista, a Logistique será um importante fórum para, principalmente, discutir como o mercado de logística deve reagir diante dos problemas e entender suas tendências futuras.

Henry Teuber, gerente de Suprimentos e Supply Chain da Metalúrgica Fey, diz que a pandemia do Covid-19 comprometeu de forma inesperada cadeias de fornecimento solidificadas ao longo dos anos e destaca a substituição de fontes de fornecimento internacional por nacional, inclusive locais, como forma de mitigar riscos de desabastecimento. Teuber prevê ainda uma revisão dos conceitos de estoque, colocando em questionamento o modelo just in time para um modelo de maior proteção, e o desenvolvimento de melhores modelos de gestão de risco.

“A Logistique deverá avaliar o seu modelo e os tópicos a serem discutidos, buscando os de maior interesse, devido à grande oferta de webinars com a pandemia. A organização precisa ainda considerar a possibilidade de oferecer workshops, mesmo que virtuais, com seminários e debates acerca de temas logísticos atuais”, acrescenta,

Marcelo Juliano Merkle, gerente de Supply Chain na Ciser, diz que a grande mudança com a pandemia foi a digitalização do comércio e das atividades de escritório com a adoção do home office. “As pessoas ficaram em casa buscando produtos na internet e a logística teve que se adaptar a essa nova realidade”. Ele vê a Logistique como um importante evento na abordagem da logística se transformando para um “novo normal”. 

O diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi, diz que essa parceria com a CLSC é crucial para que a edição deste ano da feira e congresso se adeque a nova realidade trazida pela pandemia. “Esses experientes profissionais na área de logística ao nosso lado vai nos possibilitar uma análise mais apurada da atual realidade e fazer com que possamos trazer para a edição deste ano da Logistique o que o mercado realmente precisa”, diz Rinaldi.

A Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais acontece de 5 a 7 de outubro, noCentro de Convenções da Expoville, em Joinville, SC. Por três dias deve transformar Joinville na capital da logística do Sul do Brasil, reunindo em um único espaço importantes players do setor para discutir o futuro da logística, apresentar práticas de sucesso e gerar negócios, seja na intralogística, transporte multimodal ou comércio exterior. A edição 2020 terá o patrocínio do Porto Itapoá.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS