quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/05/2020 | 10:33

Medicamento homeopático para fortalecer a imunidade está disponível nas unidades

Fortalecer a imunidade da população é uma das estratégias adotadas para enfrentamento à pandemia de coronavírus em Itajaí. As unidades de saúde do município estão distribuindo à população um medicamento homeopático (Camphora officinalis) que auxilia no aumento das defesas do corpo. O remédio não tem contraindicações e pode ser utilizado por idosos, doentes crônicos, crianças, gestantes e comunidade em geral.

Até semana passada, as unidades de saúde do município já haviam distribuído 50.493 doses do medicamento homeopático à base de cânfora. Os locais que mais dispensaram o medicamento foram UBS Rio Bonito (4.308 doses), Centro Médico de Referência São Judas (3.768), UBS Cordeiros (3.092), UBS Dom Bosco (3.014), Policlínica São João (2.875) e UBS Jardim Esperança (2.585).

O Município já repôs os estoques e disponibilizou aos moradores mais 100 mil doses do medicamento homeopático. Os interessados podem retirar a dose única gratuitamente nas unidades de saúde do município. Pessoas que estão em isolamento domiciliar, como idosos e grupos de risco, podem solicitar à unidade mais próxima a entrega do medicamento em casa ou que um familiar faça a retirada.

Para receber o remédio, o morador terá que informar os dados pessoais para controle da Secretaria de Saúde. Ele também poderá retirar doses para familiares da mesma residência, mediante comprovação. Cada dose única tem cinco glóbulos, que são como balinhas que se dissolvem na boca. Além do frasco com a dose, o paciente recebe a orientação de uso.

“Tivemos uma adesão muito boa da comunidade a essa estratégia. É importante esclarecer que esse medicamento não tem contraindicação e não é uma cura para o coronavírus. Ele atua para fortalecer o sistema imunológico, ou seja, é mais uma possibilidade de prevenção e proteção para a comunidade nesse momento de pandemia”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

A oferta do medicamento homeopático tem aprovação do Governo do Estado, por meio de nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde. A medida também segue as recomendações da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) e de Santa Catarina (AMHB-SC).  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS