quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/05/2020 | 17:27

Coronavírus em SC: Governo amplia transparência com dados abertos sobre casos confirmados de Covid-19

Foto: Ricardo Wolffenbutel/Secom

O Governo do Estado ampliou a transparência sobre os casos de Covid-19 em Santa Catarina nesta segunda-feira, 18, com a abertura dos dados sobre todos os pacientes que tiveram a confirmação da doença por meio de teste. A preservação da identidade dos infectados está mantida, porém agora estão disponíveis para pesquisadpres, jornalistas e população em geral informações sobre a relação de sintomas, idade do paciente, sexo, tipo de teste, se houve internação, entre outras informações. Os microdados podem ser acessados no site www.coronavirus.sc.gov.br, na aba de transparência - dados abertos e também no portal de dados abertos do Governo do Estado

A novidade foi apresentada pelo governador Carlos Moisés nesta segunda-feira,18, em coletiva de imprensa, ao lado do secretários de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e da Educação, Natalino Uggioni. Moisés destacou o esforço da equipe de Governo e dos parceiros voluntários que integram o Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados sobre a Covid-19. O grupo trabalha com o objetivo de dar mais transparência às ações de enfrentamento à pandemia, criando produtos de inteligência de dados construídos para a realidade de Santa Catarina.

“Contamos hoje com um banco de casos que congrega informações de vários sistemas de saúde. Nesse banco cada caso foi anonimizado. Para cada caso confirmado, existem muitas variáveis, como idade, sexo, município, se está ativo, recuperado ou veio a óbito, data dos sintomas, comorbidades e tipo de teste que foi realizado. Todas essas informações agora estão disponíveis em formato aberto para todos”, afirmou o governador.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, o trabalho para o desenvolvimento do banco de casos e a disponibilização dos microdados envolveu um time intersetorial muito capacitado, que trabalha com o único objetivo de ter os melhores produtos de inteligência de dados para o enfrentamento à pandemia.

Esse trabalho foi desenvolvido por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, Ciasc, Controladoria Geral do Estado (CGE), Secretaria Executiva de Comunicação e Secretaria de Estado da Administração, em conjunto com o time de voluntários do Social Good Brasil (SGB), seguindo as recomendações da Open Knowledge Foundation - Brasil (OKBR).

“Hoje é um dia muito importante na jornada intersetorial de inteligência de dados para enfrentamento à Covid-19 ( Data for Good) da qual fazemos parte como parceiros voluntários. Há mais de 40 dias o SGB, a Data Science Brigade e o Engin/UFSC estão juntos com o Governo do Estado, o Ministério Público de SC e o Tribunal de Justiça de SC construindo gratuitamente um conjunto de produtos de inteligência de dados para ofertar dados confiáveis e evidências sobre a pandemia, com foco em apoiar o gabinete de crise e ampliar a transparência para a sociedade. A inteligência de dados vai ajudar igualmente os municípios a tomarem as suas decisões e ampliar o volume de dados disponibilizados à sociedade”, reforça Fernanda Bornhausen, presidente voluntária do Social Good Brasil.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS