quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/05/2020 | 10:45

Combate à Covid-19: Acadêmicos de Farmácia atuam em Centros de Triagem da região

Estudantes do último ano do curso de Farmácia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) integram as equipes de saúde dos Centros de Triagem localizados no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof (Fenarreco), em Brusque, e no Ginásio de Esportes Prefeito Domingos Angelino Régis, em Navegantes (SC). Acadêmicos também estão atuando em Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atendimento de Itajaí, Penha e Tijucas. 

Os Centros de Triagem (CT) prestam atendimento a pessoas com suspeita de Covid-19, ou seja, com sintomas de problemas respiratórios e outros que indicam estarem infectados com o novo coronavírus. Conforme protocolos do Ministério da Saúde, essas pessoas, após passarem pela consulta médica, são orientadas a ficarem em isolamento social ou encaminhados para o hospital.

Nos CTs, os alunos atuam com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, participando das atividades de dispensação dos medicamentos prescritos pelos médicos, com a devida orientação sobre o uso correto de medicamentos como antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e medicamentos para o transtorno do trato respiratório. Além disso, os estagiários auxiliam no preenchimento de casos de Covid-19 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), fazem solicitações e controle de estoques desses medicamentos.

Na região, há ainda acadêmicos do último ano do curso que prestam este trabalho voluntário em Unidades Básicas de Saúde e na Central de Atendimento de Itajaí, no Centro de Especialidades Orlando Barreto, em Tijucas, e no município de Penha. Para a coordenadora do curso de Farmácia da Univali, professora Fátima de Campos Buzzi, estas vivências, além de permitirem aos alunos aliar a teoria com a prática, beneficiam a comunidade neste momento difícil em meio à pandemia. “Certamente, eles carregarão essa experiência para a vida profissional e pessoal. É uma forma de colocarem o conhecimento a serviço da população e aplicarem o que aprenderam de forma humanizada e responsável, com base na ciência e nos protocolos de saúde", enfatiza.

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS