sexta, 29 de março de 2024
Geral
29/04/2020 | 09:36

Coronavírus: Com regras, autoridades permitem atividades físicas em ambientes públicos ao ar livre

O Município de Itajaí, por meio do Decreto Municipal nº 11.879/2020, informa que seguirá as determinações do Governo do Estado de Santa Catarina para a prática de atividades físicas em ambientes públicos, como praias, parques, calçadões e ciclovias. Os esportes coletivos estão permitidos desde que não haja contato direto entre os participantes, como no vôlei, por exemplo. O limite é de quatro praticantes, com distanciamento mínimo de quatro metros entre si e uso de máscara. Futebol e outros esportes coletivos de contato direto continuam suspensos.

De acordo com a Portaria nº 275/2020, da Secretaria de Estado de Saúde, as atividades físico-desportivas em ambientes abertos, como corridas, ciclismo, surf, skate, entre outras, passam a ser permitidos em espaços públicos desde que não haja aglomeração de pessoas. Excepcionalmente para atividades esportivas como o surf e demais esportes aquáticos, não será necessário o uso de máscaras durante a permanência na água.

Segundo a determinação das autoridades de saúde, é aconselhável usar sempre um calçado adequado para cada modalidade desenvolvida e, após o uso, fazer a devida higienização. Sempre que necessário, também deverá ser feita a troca da máscara, que poderá ficar úmida com mais frequência durante a prática esportiva.

No caso das academias ao ar livre, deve-se transportar um recipiente com álcool gel 70% para higienizar todos os equipamentos onde as mãos serão colocadas, antes e após o uso. Também será necessário manter a utilização desses equipamentos de forma intercalada, para que seja respeitada a distância mínima de quatro metros entre estes. Durante a prática da atividade física, aconselha-se a higienização das mãos sempre que possível, com água e sabão ou solução alcóolica 70%.

Após a realização da atividade física, o praticante deve tomar os alguns cuidados ao voltar para sua residência, como retirar os sapatos na porta e higienizá-los antes de guardar. Ao entrar em casa, deve evitar tocar as superfícies sem antes higienizar as mãos. Outra boa prática de proteção é a de separar um local na entrada de casa para guardar alguns objetos que ficam mais expostos à contaminação, como garrafa de água, chaves, bolsa, celular, óculos, entre outros.

Esportes coletivos
Atividades físicas, treinos e jogos de esportes coletivos sem contato direto (vôlei, tênis, futvolei) poderão ocorrer ao ar livre desde que respeitem o limite máximo de quatro praticantes – sempre com o devido distanciamento (quatro metros) e o uso de máscaras. Já as atividades físicas que possuem contato físico, como o futebol, por exemplo, não estão autorizadas.

A Portaria nº 275/2020, da Secretaria de Estado de Saúde, pode ser acessada aqui.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS