quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/04/2020 | 11:31

Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), promove visitas virtuais por videochamadas

Com o objetivo de proporcionar segurança e promover a saúde de pacientes e familiares, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), flexibilizou o uso de celular e está realizando visitas de forma virtual. Os pacientes em condições de manejar o aparelho, internados na UTI, em isolamento, usam o telefone pessoal para que possam manter contato com seus entes queridos. Além disso, adotou-se a realização de videochamadas, com apoio do setor de psicologia, para os pacientes em UTI aberta, sem isolamento. As medidas foram feitas por conta da restrição de visitas, com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas circulando dentro do hospital, uma ação de precaução para evitar a disseminação da Covid-19.

 

A ideia central da iniciativa está na humanização do cuidado. “Nem todo paciente está em condições de manter-se conectado com sua família e os efeitos do isolamento podem influenciar sua condição emocional e, consequentemente, sua recuperação física. Cabe a nós mitigar estes efeitos”, enfatiza Maria José Varela, psicóloga clínica e coordenadora do programa de humanização do hospital. 

As visitas virtuais são voltadas para todos os pacientes que se encaixam no perfil, independentemente de sua patologia. “Entendemos que a população em geral está com o olhar voltado para os efeitos da pandemia do novo coronavírus, porém não podemos esquecer que outras condições de saúde trazem os pacientes para o hospital e a eles estão impostas as mesmas regras de proteção e isolamento social”, pontua Maria José.

O contato é feito pelo setor de psicologia da instituição, junto ao paciente, no leito. “O tempo de duração das ligações está sendo estipulado pelo próprio paciente. Mantemos as ligações pelo menos a cada dois dias”, explica a psicóloga clínica Kethe Oliveira. O recurso é utilizado com orientações específicas que resguardam a privacidade de pacientes e equipe.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS