quinta, 28 de março de 2024
Geral
09/04/2020 | 09:41

Coronavírus: Saiba como cuidar da mente e controlar a ansiedade

Preocupação em demasia gera ansiedade. E, neste momento de isolamento social e de incertezas em virtude da pandemia de coronavírus (COVID-19), é natural que muitas pessoas estejam aflitas e ansiosas diante de questões que fogem do controle. Ansiedade é excesso de futuro. Pré-ocupações. Que por vezes mexem com nosso sistema emocional, com a nossa saúde – daí a necessidade de estarmos atentos aos primeiros sintomas e procurar ajuda o quanto antes.

No Município de Itajaí, a central Alô Saúde, 0800 642 5500, canal gratuito criado para repassar informações sobre o coronavírus, oferece à população um espaço de apoio emocional e de contato direto com psicólogos e terapeutas ocupacionais, que estão capacitados para conversar com o público que necessita de atendimento emocional.

Além de esclarecer essas dúvidas, também podem telefonar para o 0800 as pessoas que estão enfrentando momentos de pânico, estresse psicológico, depressão, ansiedade, entre outros. O serviço funciona 24 horas e as ligações, sem custo, podem ser feitas tanto de celular quanto de telefone fixo.

“As incertezas provocadas por esta pandemia, os riscos de contaminação e o distanciamento social podem provocar ou agravar problemas de saúde mental. Por isso, pedimos que aos nossos profissionais de saúde para que nos ajudassem, criando este espaço de apoio emocional para atender toda a nossa população", destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Pequenas atitudes, grandes resultados
Algumas dicas podem ajudar a diminuir a ansiedade em tempos de isolamento social:

- Evite o excesso de informação. É importante controlar a quantidade de tempo que você passa assistindo, lendo ou ouvindo notícias que te trazem angústia. Uma sugestão é separar horários específicos do seu dia para fazer isso;
- Mantenha uma rede de apoio. Ligue para seus amigos. Não perca o hábito de estar junto, ainda que não seja fisicamente;
- Procure atividades que você goste e que te façam relaxar. Também pratique exercícios regularmente, mesmo que adaptados a um novo contexto de espaço físico limitado;
- Mantenha uma rotina de sono e tente se alimentar de forma saudável. Tudo isso vai colaborar com o seu corpo e com sua mente.

Sintomas psicológicos da ansiedade:
- Constante tensão ou nervosismo;
- Sensação contínua de que algo ruim vai acontecer;
- Problemas de concentração;
- Medo constante;
- Descontrole sobre os pensamentos;
- Preocupação exagerada;
- Dificuldade constante para dormir.

Sintomas físicos da ansiedade:
- Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração;
- Respiração ofegante ou falta de ar;
- Aumento do suor;
- Tremores nas mãos ou outras partes do corpo;
- Sensação de fraqueza ou cansaço;
- Boca seca, mãos e pés frios ou suados;
- Náusea e tensão muscular.

Não melhorou? Busque ajuda médica
Além do Alô Saúde Itajaí, há vários outros canais, como sites e aplicativos, que trazem informações para controlar a ansiedade e os problemas relacionados à estresse psicológico, pânico e depressão. Vale ressaltar, todavia, que a ansiedade é uma doença é precisa ser tratada. É possível controlar os sintomas com terapia e medicação adequada – sempre prescrita por médico. Ter o acompanhamento de um psicólogo é medida essencial para recuperar corpo e mente e voltar a se sentir plenamente saudável.

Sites com conteúdo sobre ansiedade:
- Conselho Federal de Psicologia

- Ministério da Saúde

Aplicativos (Android ou iOS):
- Querida ansiedade
- Pacífica
- Self Help Anxiety Managemement
- Be Okay


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS