sexta, 29 de março de 2024
Geral
25/03/2020 | 17:50

Coronavírus: Itajaí mantém isolamento social para conter avanço da doença

O Município de Itajaí informa que o isolamento social na cidade está mantido. A medida, que reduz consideravelmente os riscos de contágio pelo coronavírus (COVID-19), segue orientação da Secretaria Municipal de Saúde, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. O Município também busca novos recursos para a ampliação de benefícios sociais, fortalecimento de sua economia e apoio à micro e pequenos empreendedores.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, se 10% da população de Itajaí contraísse a doença (nossa população é de aproximadamente 220 mil habitantes), existe o risco de 5% desse montante necessitar de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ou seja, precisaríamos dispor de 1.100 leitos para atender essas pessoas. Em Itajaí, no momento, apenas 38 leitos hospitalares atendem pacientes infectados pelo novo vírus. A quantidade de leitos com UTI deve aumentar para 60 nos próximos dias – ainda assim longe da capacidade necessária para atender tão grande número de pacientes.

“Quando se trata de saúde pública não podemos descuidar. Entendemos que muitos precisam estar nas ruas, como é o caso dos nossos servidores municipais, mas é vital que o máximo de pessoas fiquem em casa, para que possamos minimizar os casos de infectados”, destaca o Prefeito Municipal, Volnei Morastoni.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico (016), Itajaí segue com 10 casos confirmados até o momento. Na cidade, o número de pessoas monitoradas pela Vigilância Epidemiológica em domicílio subiu para 333. Estes monitoramentos são de casos assintomáticos ou sintomáticos leves que realizaram viagens ao exterior, por exemplo. Há ainda 55 casos suspeitos que aguardam resultado do teste para COVID-19, incluindo dois casos inconclusivos que estão sob análise da Fiocruz.

Benefícios sociais
Em movimento semelhante a programas sociais do governo federal e estadual, o Município de Itajaí busca a ampliação de benefícios já existentes e a oferta de novos serviços e auxílios para a população em situação de vulnerabilidade social, medidas estas que deverão ser anunciadas em breve, de forma oficial, após análise orçamentária e em conformidade com a legislação vigente.

Após a liberação de novos recursos do Governo do Estado para a Assistência Social, Itajaí realiza um Plano de Ação para o reforço nos serviços de Proteção Social Básica, Média e de Alta Complexidade, além de benefícios de caráter emergencial. “Até aqui temos mantido toda a nossa rede de assistência social em funcionamento, mas estamos diante de uma nova situação, que requer a ampliação desses benefícios”, salienta Neusa Maria Vieira Girardi, Secretária de Assistência Social.

Micro e pequenas empresas
O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também está levantando junto a instituições e órgãos governamentais ações para fortalecer a economia nesse momento de crise devido à pandemia de coronavírus. A intenção é fazer com que trabalhadores do setor privado, autônomos e empresas locais sejam impactadas da menor forma possível.
“Temos ciência de que esse período de isolamento, necessário para controlar a proliferação da doença, prejudica muitos setores da nossa economia, como comércio, hotelaria, serviços, entre outros. Então, temos que trabalhar para fazer essa conta não sair cara demais para ninguém”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

Além das medidas que já foram adotadas, como a prorrogação pelo prazo de 60 dias na cobrança das faturas do Semasa, correspondentes aos consumidores inseridos na Tarifa Social, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também busca soluções junto aos governos federal e estadual, como a renegociação de dívidas e empréstimos para micro e pequeno empreendedores. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS