sexta, 19 de abril de 2024
Geral
23/03/2020 | 16:37

Entenda como vai funcionar a campanha de vacinação contra gripe em Itajaí

A partir de segunda-feira (23), idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde começarão a ser vacinados contra a gripe influenza em Itajaí. O Município adotou medidas especiais para a primeira etapa da campanha de vacinação devido à pandemia de coronavírus. Idosos serão vacinados, preferencialmente, em casa pelos profissionais de saúde. O Alô Saúde Itajaí também irá esclarecer as dúvidas da população.

Como vai funcionar?

Pessoas com mais de 60 anos são um dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para vacinação contra gripe. Ao todo, Itajaí precisa vacinar 16.771 idosos até o final da campanha, em 22 de maio. A vacinação deste público será feita em casa pelos profissionais. Cada unidade básica de saúde já tem mapeados quantos idosos residem em suas áreas.

Os idosos que moram em locais onde não há unidades com Estratégia Saúde da Família (ESF), como nos bairros São Judas, Dom Bosco, São João, Vila Operária e Centro, podem ligar para o telefone 0800 642 5500 e informar nome completo, endereço e telefone. Estes casos também serão vacinados, gradualmente, em casa por uma equipe volante de profissionais de saúde.

“Neste momento de pandemia pedimos que os idosos fiquem em casa, não vão para as unidades. Os pacientes que tiverem dúvidas podem ligar no Alô Saúde Itajaí para esclarecimentos”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana de Oliveira Gastmann.

Já os profissionais de saúde, que também estão incluídos na primeira etapa da campanha, devem comprovar a ocupação mediante carteira profissional, holerite ou crachá para fazer a vacina. Ao todo, são 2.629 pessoas deste público que precisam se vacinar na cidade. As doses estão disponíveis em todas as unidades do município.

“A vacina contra influenza é segura e eficaz. É muito importante, principalmente neste momento de emergência em saúde pública, que os profissionais de saúde fiquem protegidos contra essa doença”, pontua Juliana.

Além das unidades de saúde, a vacina contra gripe influenza estará disponível na sala volante que fica junto ao Laboratório Municipal, no Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. O posto fica aberto das 19h às 21h30, de segunda a sexta-feira, exclusivamente para vacinação.

Próximas etapas

Outros grupos começam a ser incluídos na campanha de vacinação contra influenza a partir do dia 16 de abril. A segunda fase contempla professores de escolas públicas e privadas, profissionais de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais. Já a terceira etapa, que inicia em 9 de maio, incluirá crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), adultos entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência.

A campanha ainda terá um Dia D de vacinação no sábado, 9 de maio. Nessa data, os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h para imunizar toda a população alvo. A meta do município é vacinar 59.852 pessoas, que fazem parte dos grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS