quinta, 18 de abril de 2024
Geral
13/03/2020 | 09:43

Aeroporto de Navegantes: Infraero inaugura primeira fase da ampliação

O Aeroporto de Navegantes Ministro Victor Konder está prestes a ganhar uma roupagem muito mais profissional. A Infraero inaugura neste domingo as novas salas de embarque do terminal localizado em Navegantes (SC). Iniciadas em 2019, as obras tem o objetivo de adequar a capacidade do terminal à sua atual demanda, além de priorizar o conforto do usuário.
 
De acordo com o superintende da Infraero, Jaison Rafael Mello, a obra do Aeroporto de Navegantes está modulada por etapas. Quando concluída, vai triplicar o espaço do aeroporto, que integra o polo turístico e econômico da região do Vale do Itajaí e litoral Norte de Santa Catarina. Nesta primeira fase da ampliação, a estrutura da sala de embarque salta de 500 metros quadrados para cerca de 1.400 metros quadrados. 
 
Investimento
 
As novas instalações foram apresentadas à TripService durante visita técnica em conjunto com o Convention & Vistors Bureau de Itajaí. A ampliação fará a área do Aeroporto de Navegantes saltar de 5,2 mil m² para 13,6 mil m² de área total construída.
 
Fazem parte do conjunto de obras a ampliação e reforma das áreas de check-in, embarque e desembarque, com climatização total da área e instalação de novas esteiras, elevadores e escadas rolantes. Outro benefício será a melhoria e aumento da área de sanitários.  Além disso, está prevista a ampliação, reforma e modernização de todo o conjunto de navegação aérea, visando melhorias operacionais e de segurança. 
 
Crescimento em SC
 
Em 2019 os aeroportos catarinenses registraram um aumento de 1,2% no número de passageiros domésticos, revela um levantamento inédito da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ao todo, foram cerca de 3,3 milhões de pessoas transportadas pela aviação comercial, o que representou um acréscimo de aproximadamente 38 mil passageiros diante de 2018. Na mesma comparação, a oferta de assentos disponíveis subiu 0,2%. 
 
O aumento no volume de passageiros ajuda a entender o crescimento da TripService que, desde 2014, vem registrando alta anual no crescimento dos negócios. No ano passado, por exemplo, a agência, especializada na gestão de viagens e eventos corporativos, registrou um crescimento de 19% na comparação com o ano anterior, sendo o Aeroporto de Navegantes o mais utilizado pelos seus clientes.
 
Segundo Cibeli Oliveira, diretora comercial e de marketing da TripService, a reforma é primordial para garantir qualidade e conforto aos clientes que embarcam e pousam no Aeroporto de Navegantes. A estrutura atual já não suporta o volume de passageiros, como também restringe a abertura de novos voos por não ter capacidade de aumentar o volume de pousos e decolagens. Em horários de picos, a fila do raio-x cruza todo o saguão do aeroporto, como também, muitas pessoas não conseguem sequer sentar-se na sala de embarque. “Sem sombra de dúvidas, é um investimento mais do que necessário para toda região. Questiona-se apenas o fato desta reforma ter acontecido mesmo com a confirmação da concessão à iniciativa privada ainda este ano”, diz.
 
Para o coordenador de viagens do Grupo Level, Alex Brito, a reforma e ampliação do Aeroporto de Navegantes são fundamentais para garantir mais conforto e eficiência nos embarques de passageiros. Por atender toda a região do Vale do Itajaí, onde há grandes indústrias, o terminal é estratégico para a logística da geração de negócios com grandes centros como São Paulo. “A obra será fundamental para a região”, observa.
 
O aeroporto
 
Inaugurado em 12 de março de 1970, o Aeroporto de Navegantes é o maior terminal em movimentação de cargas de Santa Catarina. Geograficamente bem localizado em relação ao Vale do Itajaí e ao Litoral, registrou, em 2019, mais de 1,8 milhão de viajantes, entre operações de embarque e desembarque. Após a ampliação e modernização, o terminal catarinense terá capacidade para 4 milhões de passageiros por ano.
 
Diariamente, operam em Navegantes voos diretos para o Aeroporto Santos Dumont e Galeão (RJ), Congonhas, Campinas e Guarulhos (SP) e Porto Alegre (RS). Os serviços são oferecidos pelas companhias Gol, Latam e Azul.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS