sexta, 19 de abril de 2024
Geral
12/03/2020 | 10:30

Sala de Situação realiza ações emergenciais de combate ao Aedes aegypti

A Sala de Situação realizou, nesta semana, ações emergenciais de controle ao Aedes aegypti. Foram feitas limpezas em terrenos com possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, além de aplicação de inseticida. O objetivo é conter a proliferação da Aedes aegypti na cidade e evitar o registro de novos casos de dengue.

A primeira ação ocorreu na terça-feira (10) em um terreno baldio no bairro Cordeiros, que é monitorado pelo município. Participaram da atividade as Secretarias de Obras, Assistência Social e Saúde com apoio da Guarda Municipal. No local, que é ocupado por moradores de rua, foram retirados oito caminhões de materiais descartados. O município também ofereceu ajuda às pessoas que estavam no local, porém elas recusaram.

Já a segunda ação foi em um terreno no bairro São Vicente que também tem sido usado para descarte de resíduos. No local, foram recolhidos restos de televisores e outros depósitos que geravam risco de proliferação do Aedes aegypti. O morador de utiliza este espaço de forma incorreta foi orientado e uma equipe de Controle da Dengue irá realizar o monitoramento quinzenal do terreno. Participaram da ação as Secretarias de Obras e Saúde, com apoio da Guarda Municipal.

“Essas ações em conjunto com as secretarias municipais são fundamentais para conseguirmos reduzir o risco de proliferação do mosquito da dengue, porém a população precisa se conscientizar. Terrenos baldios não devem ser usados para descarte de materiais”, reforça Lúcio Vieira, gerente de Controle de Zoonoses.

Além das ações emergenciais, a Secretaria de Saúde segue intensificando as atividades de combate. Nesta semana, também foram realizados dois bloqueios com inseticida UBV de casos confirmados de dengue nos bairros Cordeiros e São Vicente.

Itajaí tem três casos autóctones (contraídos na cidade) de dengue e cinco importados em 2020. Atualmente, as equipes de agentes de endemias estão realizando visitas de orientação e controle nos bairros São Vicente, Cordeiros, Praia Brava, Fazenda e São Judas.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS