sexta, 29 de março de 2024
Geral
11/03/2020 | 09:22

ITAJAÍ: Campanha de vacinação contra o sarampo segue até sexta-feira (13)

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo encerra nesta sexta-feira (13). Pessoas de seis meses a 59 anos, que ainda não tomaram a vacina, devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar. Todos os postos do município oferecem a vacina em horário comercial. Outra opção para se imunizar é na sala volante localizada junto ao Laboratório Municipal no Centro Integrado de Saúde (CIS) – o local abre das 19h às 21h30, de segunda a sexta-feira.

Desde o começo da campanha, no dia 10 de fevereiro, quase 13 mil pessoas compareceram às unidades de saúde para atualizar a caderneta e 4.170 doses contra o sarampo foram aplicadas. Também foi ofertado um Dia D de Vacinação no sábado, dia 15 de fevereiro, para facilitar a imunização.

Itajaí não teve registro de casos da doença até o momento, porém a Vigilância Epidemiológica reforça a importância da vacinação, principalmente entre a faixa etária de 15 e 29 anos, a qual tem sido mais afetada no Estado. Para se vacinar basta comparecer a uma unidade de saúde com a caderneta de vacina ou documento de identificação.

Febre amarela
A Secretaria de Saúde de Itajaí também está reforçando nas unidades básicas a importância da vacinação contra a febre amarela. Na semana passada, Balneário Camboriú registrou o primeiro óbito pela doença.

Apesar de Itajaí ter boa cobertura vacinal contra febre amarela - 91,5% da população-alvo - ainda faltam ser imunizadas 14.400 pessoas para o município atingir os 95% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. A única forma de se proteger é através da vacinação. Pessoas com mais de nove meses de idade até 59 anos, que ainda não foram vacinadas, devem se imunizar. Já gestantes e idosos com mais de 60 anos precisam buscar orientação médica para a vacinação.

A partir deste ano, o esquema vacinal contra doença mudou para as crianças. Agora, os pequenos devem receber uma dose aos nove meses e um reforço aos 4 anos de idade. Outra alteração é para aqueles que receberam uma dose da vacina da febre amarela antes de completar cinco anos. Estas pessoas deverão receber uma segunda dose de reforço, independente da idade. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS