quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/03/2020 | 16:04

Praia de Cabeçudas será contemplada com ciclofaixa em toda a sua extensão

A malha cicloviária de Itajaí crescerá em quase um quilômetro com a extensão da ciclovia do Caminho de Cabeçudas até a orla da praia. As obras para a implantação da ciclofaixa na rua Juvêncio Tavares D’Amaral, na praia de Cabeçudas, iniciarão nos próximos dias. A ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira (09). Localizada em umas das áreas mais belas e turísticas áreas de Itajaí, as modificações permitirão passeios de bicicleta e práticas esportivas na beira-mar.

Além de instalar 12 rampas para travessias elevadas, o projeto também ajustará os canteiros para receber a ciclofaixa de 2,5 metros de largura. A faixa para ciclistas será implantada em todos os 700 metros da orla, até chegar na rua Benjamin Constant. As obras modificarão o cenário da praia ao promover um modelo de mobilidade sustentável, sem provocar qualquer interferência na arborização - diferencial nas calçadas de Cabeçudas.

“Essa proposta atende um pedido nosso e vai trazer muito mais segurança para nossas crianças, para os idosos e as pessoas que utilizam o espaço da orla”, destaca Rodrigo Venâncio da Associação de Moradores de Cabeçudas. Ao valorizar o transporte alternativo com segurança, o estacionamento de veículos será permitido nas vias paralelas e transversais à beira-mar.

A nova ciclofaixa se integrará aos 3,7 quilômetros de ciclovias já existentes, desde a avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio) e o caminho de Cabeçudas. Há ainda mais 200 metros de novas ciclovias previstas no Caminho de Xinxiang, cujas obras devem ser concluídas em junho de 2020. Com as ampliações, essa região turística contará com 4,6 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

“Nós conseguimos adequar um projeto de acordo com o pedido da comunidade. Vamos mudar a paisagem e promover novas formas de deslocamento”, avalia o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

A próxima etapa das ciclovias na região das praias é interligar Cabeçudas e Praia Brava. O projeto está em execução e promete revolucionar a mobilidade em Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS