quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/03/2020 | 16:53

Inscrições abertas para o 9º Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti

Estão abertas as inscrições de voluntários para nona edição do mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti. Alusivo ao Dia Mundial da Água, o evento vai recolher resíduos nas margens do rio Itajaí-Açu, na avenida Beira-Rio, no Molhe da Barra e na Praia do Atalaia durante o sábado, dia 21 de março. Também serão realizadas blitze educativas para combate do mosquito Aedes aegypti e oficinas de educação ambiental para crianças no anexo Centreventos. Os interessados podem se cadastrar online (clique aqui).

Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, com o apoio de instituições públicas e privadas, o mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti surgiu em 2012 durante a primeira passagem da Regata Volvo Ocean Race pela cidade. Desde então, é realizado anualmente, agregando voluntários a cada edição e consolidando sua importância de alcance regional. Outros municípios, como Navegantes e Penha, também já aderiram à ação.

Ao todo, já foram recolhidas mais de 90 toneladas de resíduos em oito edições do evento. Em 2019, o mutirão bateu recorde de voluntários: foram 1.250 participantes e 20 embarcações envolvidas na limpeza.

Para ser voluntário nesta edição é necessário se inscrever pelo site do Município de Itajaí e aceitar o termo de voluntariado. A inscrição antecipada também dá direito a certificado de horas complementares. A concentração dos voluntários será no anexo do Centreventos, onde serão divididas as equipes e entregue o material de limpeza.

Inscrições de embarcações

Também estão abertas as inscrições para embarcações de pequeno, médio ou grande porte que farão o recolhimento dos resíduos no rio Itajaí-Açu, nas margens de Itajaí e Navegantes. Podem participar barcos ou jet skis que estejam com a documentação em dia. O piloto também precisa ter habilitação específica.

Os barcos são fundamentais para fazer o deslocamento dos voluntários durante a ação de limpeza do Rio Itajaí-Açu. Os interessados em participar do mutirão com sua embarcação devem se inscrever pelo e-mail juntospelorioitajai@gmail.com, enviando a documentação do piloto e do barco. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3341-8065, na Gerência Meio Ambiente do Porto de Itajaí.

O evento contará ainda com monitoramento da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Itajaí e Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de todos os participantes.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS