sexta, 19 de abril de 2024
Geral
06/03/2020 | 16:39

Polícia Civil recebe programa de fortalecimento das polícias judiciárias do Ministério da Justiça e da Segurança Pública

Foto: Divulgação / Polícia Civil 

A Polícia Civil de Santa Catarina recebe a primeira rodada de 2020 do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O evento começa da segunda-feira, dia 9, na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Florianópolis, e vai até sexta-feira, 13. O objetivo é aprimorar e fortalecer o trabalho das polícias judiciárias de todo o país, aumentando a capacidade investigativa e de resolução de crimes. 

Com o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, a capacitação será destinada a 50 policiais civis do Estado de Santa Catarina previamente indicados pela instituição. Diante da importância de intercâmbio entre as polícias civis das 27 unidades da Federação, serão ofertadas mais cinco vagas para delegados dos Estados vizinhos, especificamente, que atuem na área, totalizando 55 capacitados na 7ª edição.

O evento contará com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, que ministrará palestra motivacional aos alunos policiais do programa na terça-feira, 10, às 8h30. A palestra será aberta à imprensa. 

De acordo com diretor de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Jorge Pontes, que fará a palestra de abertura na segunda-feira, às 10h, em 2020 o Programa será expandido para outras capitais. A palestra de Pontes também será aberta à imprensa. 

“Faremos ainda algumas edições com este tema nos estados que ainda não receberam a capacitação, como é o caso de Santa Catarina. E, depois, em uma nova rodada, vamos abordar a temática Crimes Violentos”, explicou.

 O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, destaca que Santa Catarina foi escolhida para ser protagonista deste primeiro ciclo do programa em 2020 em razão da criação de cinco delegacias de combate à corrupção que terão abrangência e atuação macrorregionais no Estado. 

“Com isso, a Polícia Civil inaugura um novo marco, que é auxiliar a sociedade na fiscalização das verbas de recursos públicos e no combate à corrupção”, afirma.

O programa 

O Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ) é uma iniciativa da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Em 2019, o programa capacitou mais de 200 policiais civis brasileiros em Recife (PE), Vitória (ES), Goiânia (GO), Belém (PA), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

Entre os assuntos discutidos com os profissionais de segurança pública estão a atuação integrada, enfrentamento ao crime institucionalizado à grande corrupção, combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro, planejamento operacional, cooperação internacional, inteligência policial, medidas de seletividade dos inquéritos policiais, entre outros.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS