sexta, 29 de março de 2024
Geral
21/02/2020 | 09:25

Carnaval de Penha começa nesta sexta-feira, com participação de 3 blocos

Começa nesta sexta-feira, 21, o “Penha Folia 2020”. Serão cinco dias de festa puxadas pelos blocos carnavalescos, formados por moradores e veranistas, apoiados por bandas locais. Entre as novidades desta carnaval, além de mais blocos e mais dias, está a inserção de uma Corte Real Carnavalesca e a volta do carnaval infantil, que será na terça-feira, dia 25.

O centro da folia será o Coreto da Praia de Armação do Itapocorói, berço cultural do município. Mas haverá atividades paralelas, como a Feira Eco-Sustentável na Praça Vereador Teodoro Sebastião da Costa, a “praça do Skate”, na Avenida Itapocorói, que também começa nesta sexta-feira, e vai até dia 24, segunda-feira, das 17 às 22 horas. Além da exposição e venda de roupas, cosméticos naturais, peças artesanais, sebo, tapetes artesanais, doces, chocolates, panificação artesanal, produtos orgânicos em geral, peças de crochê e até mesmo plaquinhas de identificação para pets, também haverá apresentações musicais e atividades culturais, como concurso de máscara, bloquinhos carnavalescos, marchinhas do “Karaokê Show” e até mesmo práticas meditativas.

A abertura oficial do “Penha Folia”, no entanto, é às 20 horas desta sexta-feira, com o início do desfile do Bloco Folia, antecedido pela Corte Carnavalesca, um cortejo tradicional de carnaval formado por rei momo, rainha e princesas. Seguindo o bloco Folia, virão os blocos CMBA (Coletivo Mulheres do Brasil em Ação) e Renovo. Após a apresentação dos blocos haverá sempre shows, sendo o da primeira noite do grupo Vibe Diferente, que deve começar à meia-noite.

Enquanto o bloco Folia é formado por moradores e veranistas que costumam passar o carnaval em Penha, o CMBA é uma associação de mulheres residentes em Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e região que atua na conscientização e empoderamento feminino. Esse também é o primeiro carnaval da Associação Afro Cultural Renovo, que desde 2007 combate ao racismo e todos os tipos de preconceitos, além da promoção da cultura negra.

A entidade passou por uma renovação em 2019, com a adesão de vários novos membros da crescente comunidade afrodescendente em Penha, e conseguiram organizar o primeiro evento de celebração da consciência negra na história da cidade. Com a criação do bloco Renovo, eles vem para o carnaval para através da alegria e diversão levar uma mensagem de consciência aos foliões, através do samba-enredo “Se a coisa tá preta, a coisa tá boa”, dos compositores Tiago Alexandre Garcia e Guilherme Sestrem. “A música faz uma crítica as piadas e ditos populares racistas construídos ao longo dos anos, demonstrando que negro não é fantasia e que todos temos direito. É melhor pensar, pois o respeito vem em primeiro lugar”, explica o atual presidente da Renovo, Rafael Fernandes Garcia.

Uma mensagem de conscientização também é o tema do samba-enredo do CMBA: “É por amor, por liberdade, respeito e dignidade”, verdadeiro hino da organização, composto pela sambista Liza Maria. Além da batucada promovida pela ala musical e bateria, o bloco também promoverá uma alegoria com atores, encenando a questão da violência doméstica, e como uma mulher ganha consciência e se empodera.

Já o bloco Folia vem com um samba-enredo que fala do desenvolvimento da cidade de Penha, descrevendo a cidade, sua economia e atrativos. “Viva a Cidade de Penha, tem magia nesse lugar” foi composta por Braizinho do Gravatá, e espera puxar os foliões de última hora: o bloco inclusive estará entregando os últimos abadas para quem quiser fazer parte da brincadeira, não importa se estará nos blocos dos próximos dias ou ainda não faz parte de bloco algum.

 

AGITO CONTINUA ATÉ O FERIADO

Assim como nos últimos anos, o sábado de carnaval está se tornando a noite do Bloco Raizeira, da Praia Grande. Criado em 2016 por dissidentes do Bloco dos Sujos com a adesão rápida de moradores da Praia Grande e simpatizantes de outros bairros do município, o bloco vai pro seu quarto carnaval com um samba-enredo que já tem encantado quem o ouviu nas redes sociais, principalmente no whatsapp: “Passeando pelas Praias de Penha”, do compositor João Nestor, o popular Dedé, onde com uma poesia contagiante descreve as principais praias da cidade. O bloco também sai em desfile da praça da Igreja de São João Batista, a partir das 20 horas, indo até o coreto, onde comandará a festa até às 23h30, quando devem subir ao palco a dupla Neto & Roni, que preparou um repertório bem animado para este carnaval.

Domingo, dia 23, é noite de Bloco dos Sujos, o mais tradicional da cidade, que em 2020 comemora 35 anos de folia. É justamente um dos seus fundadores que será homenageado com o samba-enredo “Ele Canta na Cultura, no Sagrado e no Carnaval”, dedicado a Roberto Leite. Os autores foram Júnior Leite, Edu Leite e Du Bem Jeito. O grupo arrasta todos os anos uma multidão, configurando no segundo maior bloco dos sujos da região da Amfri, só perdendo para o Navegay. Um dos espetáculos é a criatividade dos foliões, onde homens se travestem de mulheres e mulheres de homens, muitos chamando a atenção ao se fantasiar de celebridades famosas. Além do Bloco dos Sujos, às 23h30 quem tiver gás ainda poderá curtir muito som com a banda Torre de Babel, também com repertório dedicado ao carnaval.

Na segunda-feira, dia 24, é “dia de receber visita”. O coreto da Armação receberá pela primeira vez o “Bloco do Pau Doce”, tradicional grupo de Navegantes, e como se não bastasse a batucada azeitada deles, às 23h30 ainda entra em cena a banda do Jacarezinho, figurinhas carimbadas do carnaval da região, com a fama de não deixar ninguém parado nas suas apresentações.

Na terça-feira, 25, feriado de carnaval, a tarde será dedicada às crianças, com carnaval infantil a partir das 15 horas. Além de muita animação com a banda Alegria Alegria, haverá também concurso de fantasia infantil, então papais e mamães podem já começar a pensar em como caprichar com seus filhos.  E às 18 horas começará o encerramento do Penha Folia, primeiro com show de Felícia Oliveira, uma das sambistas de maior destaque em Joinville, que depois contará, a partir das 19 horas, com o bloco da CMBA e a corte carnavalesca para encerrar a folia com muita música, dança e diversão.

“Quem faz nosso carnaval é o povo, e nosso dever é apoiá-los, mantendo a cultura folclórica do nosso município”, defende o secretário de turismo, Edpo Cristiano Bento. “Por ser uma festa de caráter realmente popular, feita pelos foliões de forma voluntária, conseguimos organizar uma boa programação com investimentos muito mais modestos do que os municípios vizinhos, respeitando assim também a opinião de grande parte da população em relação aos gastos excessivos com festas”, explicou.  

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PENHA FOLIA 2020

Dia 21 – Sexta-Feira

20h Abertura Corte Carnavalesca

20h30 Bloco Folia

22h30 Bloco CMBA

23h30 Bloco Renovo

00h00 Vibe Diferente

LOCAL: Praça do Coreto da Praia de Armação do Itapocorói

 

Dia 22 - Sábado

20h Corte Carnavalesca

20h30 Bloco Raizeira

23h30 Roni & Neto

LOCAL: Praça do Coreto da Praia de Armação do Itapocorói

 

Dia 23 - Domingo

20hs Corte Carnavalesca

20h30 Bloco dos Sujos

23h30 Torre de Babel

LOCAL: Praça do Coreto da Praia de Armação do Itapocorói

 

Dia 24 – Segunda-Feira

20h Corte Carnavalesca

20h30 Bloco Pau Doce

23h30 Banda do Jacarezinho

LOCAL: Praça do Coreto da Praia de Armação do Itapocorói

 

Dia 25 – Terça-Feira

15h Carnaval infantil

15h30 Concurso de Fantasia Infantil

16h00 Banda Alegria Alegria Carnaval Infantil

17h30 Felícia Oliveira & Banda

19h00hs Encerramento Bloco CMBA com a Corte Carnavalesca

LOCAL: Praça do Coreto da Praia de Armação do Itapocorói


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS