quinta, 18 de abril de 2024
Geral
13/02/2020 | 10:09

Camboriú também faz parte do Fevereiro Roxo e Laranja

A Secretária de Saúde Camboriú, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), está focada em ações para sensibilizar os profissionais da saúde sobre a campanha Fevereiro Roxo e Laranja. Duas cores fortes, eu tem como objetivo ampliar o olhar sobre a existência de doenças como: Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia, para que haja um diálogo sobre a manifestação das mesmas, assim como maior sensibilidade nos atendimentos, respeitando o individuo como um todo e o estimulando para hábitos de vida saudáveis.

“Este não é só um mês de conscientização, é o momento que podemos debater estes temas importantes e que muitas vezes são deixados de lado pela maioria da população. É o momento que se pode olhar para o outro com mais atenção e até mesmo identificar um diagnóstico precoce, que com o tratamento adequado, trará melhor qualidade de vida as pessoas”, salientou a secretária de Saúde, Elisama de Freitas. 
 
Para a psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, falar sobre sensibilização e respeito à dor do outro sempre deverá ser pauta nas ações. “Todo ser humano em sofrimento, seja físico ou psíquico, acaba ficando mais vulnerável, sensível ou ainda irritado com o surgimento da doença, por isso, é de extrema importância que nossas equipes estejam preparadas para ter esse olhar diferenciado na hora do acolhimento ao paciente”, explicou. 
 
Campanha
Fibromialgia, Mal de Alzheimer, Lúpus e Leucemia são doenças distintas, mas que têm uma coisa em comum: todas têm sua campanha de conscientização realizada no mês de fevereiro. Apesar de ser mais curto que os demais, fevereiro é um dos meses com mais causas engajadas. 
 
Representado pela cor roxa, o mês faz alusão à conscientização quanto à prevenção da Fibromialgia, do Mal de Alzheimer e do Lúpus. A Fibromialgia é uma das doenças reumatológicas mais frequentes, acometendo mais de 3% da população brasileira.
 
Representado, ainda, pela cor laranja, o mês de fevereiro também é voltado à campanha de conscientização quanto à Leucemia, que são grupos de doenças malignas, popularmente conhecidas como cânceres, que têm origem nas células do sangue. 
 
Horário estendido
Durante todo o mês de fevereiro as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também terão horário estendido de atendimento, das 17 às 21hs. Nesta quarta-feira, dia 12, o Conde Vila Verde terá horário estendido. Na quinta-feira, dia 13 é a vez da unidade do Cedro. No dia 18 será a vez das unidades do Rio Pequeno e Centro. No dia 20 será a vez do Santa Regina. No dia 26 a unidade do Areias ter horário estendido. Já no dia 27 será a vez das unidades do Taboleiro e do CAIC receber a comunidade em horário diferenciado.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS