sexta, 29 de março de 2024
Geral
07/02/2020 | 11:46

Programa Prepara traz capacitação e orientação profissional a jovens de Itajaí

A falta de experiência é uma das principais barreiras enfrentada por jovens que buscam seu primeiro emprego. Recém-chegados ao ambiente profissional, tal obstáculo, devido a pouca idade desses jovens, é visto pelos empregadores como natural e até compreensível. Outros desafios, porém, precisam ser superados, como a exigência de qualificação e o grande número de candidatos por vaga. Estar preparado e qualificado, portanto, pode ser o diferencial para quem quer se dar bem no competitivo mercado de trabalho.

Em Itajaí, jovens entre 16 e 24 anos têm à disposição um programa específico de qualificação e preparação para o mercado de trabalho. O Programa Prepara, que estará com inscrições abertas a partir de segunda-feira (10), é um curso de orientação profissional com técnicas para elaboração de currículos, mapeamento de habilidades e preparação para entrevistas de emprego. Com acompanhamento de psicólogos especializados em avaliação profissional, o programa atua no mapeamento de habilidades e no perfil de cada aluno participante, orientando-o na escolha adequada de cursos e profissões.

“Realizamos uma avaliação psicológica que mede o interesse profissional e as áreas de estudo do jovem, além do nível de maturidade que ele tem para o emprego e para fazer suas próprias escolhas profissionais. É um diagnóstico que se inicia com foco nesses interesses, para somente depois passarmos para as estratégias que podem auxiliá-lo para a capacitação e inserção ao mercado”, destaca a psicóloga Juliana dos Santos, da Secretaria de Promoção da Cidadania, que integra a equipe técnica do programa.

Com foco no direcionamento do jovem ao primeiro emprego, o Programa Prepara também realiza visitas técnicas a faculdades e empresas da região. A ideia é a de ajudar o estudante a estar aberto e preparado para novas possibilidades profissionais e atualizado às constantes transformações do mercado de trabalho. Ao todo, são 20 encontros que incluem palestras, dinâmicas em grupo e aulas de comunicação assertiva, entre outras atividades.

“No Programa Prepara eu aprendi a elaborar meu currículo profissional, a me apresentar em entrevistas de emprego e a me socializar mais, porque antes eu era um pouco acanhada, não conversava com quase ninguém. Mas a partir do Prepara eu consegui ter mais confiança em mim mesma para me lançar no mercado de trabalho”, conta Nathalia Carolina Rosa, 20 anos, egressa do programa.

Diante das várias escolhas de cursos superiores e sobre qual profissão seguir, Fábio Zanatta Junior, 17 anos, outro egresso do Prepara, conta que a orientação dos psicólogos foi fundamental para as suas escolhas. “Eu tinha muitas dúvidas e dificuldade para escolher entre várias opções de cursos, ciências biológicas, farmácia, nutrição ou até mesmo educação física. E o Prepara me encorajou e me deu a direção para o curso superior que eu me encaixaria melhor, no que seria mais importante para mim”, destaca o estudante, que escolheu cursar nutrição.

Veja como participar

As inscrições para o Programa Prepara podem ser feitas no período entre 10 e 20 de fevereiro. Para se inscrever, o candidato deve comparecer na sede da Secretaria de Promoção da Cidadania, que fica na rua Uruguai, 1330, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal no ato da inscrição. A relação de selecionados será publicada no Jornal do Município, em data a ser definida.

Para participar do Programa Prepara é necessário residir em Itajaí, ter entre 16 e 24 anos e cursar ou ter concluído o ensino médio. No ato da inscrição, os interessados devem apresentar cópias da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, diploma de conclusão do ensino médio ou uma declaração da escola em que estuda (confira, abaixo, o Edital completo do programa).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS