sexta, 29 de março de 2024
Geral
29/01/2020 | 14:25

BC: Projeto abordará a proibição de animais de estimação na praia

O projeto “Consciência na Praia” estará no Estaleiro nesta quinta-feira (30), com uma atividade direcionada a tutores de animais de estimação do bairro. A partir das 14h, a equipe do projeto visitará residências para sensibilizar os moradores para que não levem cães para a praia, nem os deixem soltos na rua.

A atividade desta quinta-feira chama-se Animal no Meu Quintal. O “Consciência na Praia” cumpre um dos requisitos do programa Bandeira Azul, que é o de incentivar a educação ambiental no Estaleiro e Estaleirinho, as duas praias de Balneário Camboriú que receberam o certificado do Bandeira Azul. O programa determina também que a legislação seja cumprida. A lei municipal nº 2445, de 2005, com nova redação dada pela lei nº 4085, de 2017, estabelece que é “expressamente proibida a presença de cães, gatos ou outros animais em praias a qualquer título, exceto cães-guia”.

Além de abordar o problema da presença dos animais de estimação na praia, a equipe tratará de outros assuntos relacionados ao código de postura dos frequentadores das praias. “Vamos conscientizar os moradores para não virem com os animais para praia. Aproveitaremos para falar também que não pode caixa de som e churrasqueira. Não é permitido fazer fogo, nem acampar na praia”, diz o oceanógrafo especialista em gestão de praias do comitê gestor do Bandeira Azul, Luidgi Marchese.

A presença de animais na praia pode causar danos à saúde das pessoas e à dos próprios animais. Alguns dos problemas causados aos humanos são o bicho geográfico e bicho-de-pé. Já para os cães, há risco de queimaduras no focinho, orelhas e patas, infecções de ouvido, úlceras nos olhos e alergias e inflamações na pele.

Esta é a segunda edição do "Consciência na Praia", que foi desenvolvido pela primeira vez de janeiro a março de 2019. O projeto é executado pela Univali, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam). As ações vão até o início de abril nas duas praias, em dias úteis ou fins de semana (conforme a previsão do tempo), e abordam temáticas de conservação dos ecossistemas e da vida marinha, por meio de exposições e brincadeiras educativas.

Bandeira Azul foi hasteada em dezembro, pelo segundo ano consecutivo

A Bandeira Azul foi hasteada nas praias do Estaleiro e Estaleirinho em 12 de dezembro. Ambas as praias foram aprovadas, pelo segundo ano consecutivo, pelos júris nacional e internacional do programa Bandeira Azul. O selo internacional é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental.

A Bandeira Azul nas duas praias ficará hasteada durante a temporada de verão 2019/2020. Ela é um sinal para os banhistas de que os locais têm qualidade de água e são seguros.

Sobre o programa Bandeira Azul*

O programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo júri nacional e aprovada pelo júri internacional.

O júri internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), United Nations Environment (UNE), United Nations World Tourism Organization (UNWTO), World Health Organization (WHO), International Union for Conservation of Nature (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), International Lifesaving Federation (ILS), International Council of Marine Industry Associations (ICOMIA), European Environment Agency (EEA), United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), World Cetacean Alliance (WCA) e European Network for Accessible Tourism (ENAT).

*Fonte: www.bandeiraazul.org.br


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS