sexta, 19 de abril de 2024
Geral
23/01/2020 | 10:53

Janeiro é o mês da saúde mental em Camboriú

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), continua realizando diversas ações alusivas ao Janeiro Branco. Nesta quinta-feira, dia 23, será a vez das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Cedro, Conde Vila Verde, Santa Regina e Taboleiro atenderem em horário estendidos, até às 21h. 
 
O mês foi criado para lembrar e alertar as pessoas sobre os cuidados com a saúde mental, por isso, o objetivo é que as ações façam refletir sobre a importância dos cuidados consigo e com os que estão ao seu redor. “Nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável e esse resultado é motivo de grande preocupação para todos que trabalham com saúde, por isso, planejamos mais um mês com ações que visam conscientizar a população como um todo sobre o assunto”, reforça a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
 
As equipes do NASF e CAPS estão percorrendo as unidades de saúde do município, inclusive nos dias de horários estendidos, para levar a reflexão de o quanto os cuidados com a saúde mental são necessários e devem ser cativados durante todos os meses do ano. 
 
Para a psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, algumas ações simples podem auxiliar nos cuidados com a saúde mental e prevenir o adoecimento, como por exemplo, alimentação saudável, atividades físicas, respeito aos limites do corpo e mente, evitar uso de drogas ou consumo abusivo de álcool, estar próximo de quem se gosta, dormir bem, permita-se ao lazer, estar aberto a aprender algo novo, buscar autoconhecimento e dizer não ao preconceito e violência também contribuem com a saúde mental.
 
Ações 
Equipes multidisciplinares, que conta com profissionais como: psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermagem, entre outros, estão realizando salas de espera de todas as UBSs de Camboriú. A ação consiste em realizações de palestras, bate papos, roda de conversas e distribuição de folders para quem aguarda por atendimento. 
No dia 28 será a vez da UBS do Rio Pequeno atender em horário estendido até às 21h. No dia 29 será a vez da unidade do Areias ter horário estendido até às 21h. Já no dia 30 a unidade do CAIC atenderá até às 21h. 
 
Toda a comunidade está convidada a participar da caminhada de conscientização da Saúde Mental para alertar sobre a importância dessa reflexão. A caminhada será no dia 30 de janeiro às 16hs, saindo da Secretaria de Saúde, na Policlínica até a Praça das Figueiras.
 
Importância da conscientização
Cresce o número de pessoas que sofrem com doenças psíquicas, como: depressão, pânico, angústia, ansiedade e outros. Dados informados pela Organização Mundial da Saúde trazem que cerca de 300 milhões de pessoas sofrem do transtorno no planeta.  O Brasil é o campeão da América Latina em casos de depressão – cerca de 5,8% da população sofre com esse mal. O país lidera uma outra estatística:  maior prevalência de ansiedade no mundo. Nos últimos 10 anos houve um crescimento de 18% dos casos. 
 
A psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, comenta que “é preciso que se cuide mais uns dos outros, pois os cuidados com saúde mental se estendem além do consultório e paredes de nossas casas. As minhas ações afetam aos outros e também sou afetado pelo outro", frisando ainda que combater preconceitos e violências são formas de promover saúde mental.
 
CAPS
O CAPS é o setor especializado que cuida da saúde mental de moradores de Camboriú, com transtornos graves e persistentes. Os funcionários estão à disposição para orientar e atender os pacientes com dúvidas e queixas psíquicas. Lembrando que todas as pessoas que possuam sentimentos de que precisam de ajuda devem se dirigir a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, para que assim seja dado todos os encaminhamentos necessário diante da situação. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS