quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/01/2020 | 17:42

Declaração de Imposto de Renda: saiba como não cair nas garras do leão

*Por Dora Ramos

As festividades de fim de ano acabaram e é chegada a hora de se concentrar em algumas responsabilidades, como o envio da declaração do Imposto de Renda (IR) à Receita Federal. Os primeiros meses do ano são essenciais para planejar e organizar tudo relacionado a finanças, assim, você terá a projeção do cenário dos meses seguintes. O documento exige tempo e paciência, por isso é importante estar bem informado para evitar multas ou quaisquer outros tipos de problemas. 

 

Entre março e abril, ocorre anualmente a declaração de IR. Neste período, cidadãos com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 devem enfrentar o famoso Leão (animal escolhido na década de 70 como mascote do Imposto de Renda) e prestar contas à Receita Federal. Neste documento, devem ser descritos todos os gastos e rendimentos que foram obtidos durante o ano base.

 

Quanto maior for a renda do indivíduo, mais alta será a taxa de pagamento do IRPF 2020. Por isso, fique ligado nas tabelas de alíquotas liberadas pela instituição, afinal, será por meio delas que o contribuinte saberá quanto deverá pagar este ano. Todas as informações coletadas junto aos valores arrecadados são repassados para Receita Federal, que direciona para o Governo Federal.    

Para adiantar o processo e ajudá-lo na declaração, seguem algumas informações importantes e a lista de documentos para o IR 2020, que já estão liberadas no site da Receita, confira:

  • Dados da conta bancária para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja;
  • Nome, CPF, grau de parentesco dos dependentes e data de nascimento;
  • Endereço atualizado;
  • Cópia da última Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (completa) entregue;
  • Atividade profissional exercida atualmente.

A declaração deve ser apresentada até 30 de abril de 2020, com informações sobre a renda que teve nos 12 meses de 2019. Para quem não consegue arcar com os custos de um contador na hora de se organizar, através de um programa disponível para download no site da Receita Federal, o usuário consegue informar todos os rendimentos pela internet e facilitar o processo.

*Dora Ramos é contadora e orientadora financeira com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS