quinta, 18 de abril de 2024
Geral
13/01/2020 | 11:16

ITAJAÍ: Inaugurada a Unidade Básica de Saúde São Francisco de Assis

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta sexta-feira (10) a Unidade Básica de Saúde São Francisco de Assis. O novo posto vai atender 480 famílias que residem no loteamento São Francisco de Assis, no bairro Santa Regina, garantindo mais agilidade e comodidade na assistência à saúde. O atendimento ao público começa na segunda-feira (13) e o horário de funcionamento será das 7h às 12h e das 13h às 17h.

O ato de inauguração foi acompanhado por dezenas de moradores e autoridades. Antes de abrir oficialmente a unidade, o prefeito Volnei Morastoni ressaltou as obras que estão sendo feitas no loteamento para trazer melhor infraestrutura e qualidade de vida.

"Estamos cumprindo um compromisso assumido no ano passado, quando este loteamento foi entregue, e inaugurando uma unidade de saúde para atender essas famílias. Aos poucos iremos ampliar os serviços para garantir mais comodidade a todos", afirmou o prefeito Volnei Morastoni na inauguração. "Essa experiência com contêineres, já usada por muitas empresas, poderá ser replicada em outros locais da cidade, inclusive para ampliação", completou.

Primeira Unidade Básica de Saúde de Itajaí com estrutura de contêineres, o posto tem 118,9 m² de área útil e 14 ambientes para atendimento ao público. O formato do prédio garantiu uma construção mais ágil e econômica. Os contêineres contam ainda com acabamento diferenciado para atendimento à saúde, além de grande durabilidade.

"É uma alegria abrir as portas dessa unidade atendendo às reivindicações da comunidade. É uma obra que vira realidade graças ao esforço do prefeito, a aplicação de recursos próprios e empenho de toda equipe da Secretaria de Saúde", destacou o Secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte, durante a solenidade.

A nova unidade de saúde contará inicialmente com uma equipe de Atenção Básica com médico clínico 15 horas por semana e médico pediatra uma vez por semana. Também integram a equipe enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, atendente de balcão, dois agentes comunitários de saúde e um auxiliar de serviços gerais. A intenção da Secretaria de Saúde é ampliar o número de profissionais gradativamente, ofertando mais serviços de saúde à população.

Para a professora aposentada Maria Isabel Gazaniga, que reside no loteamento, a nova unidade vai facilitar a vida dos moradores. "Será uma maravilha, antes eu precisava caminhar 40 minutos até a unidade do Santa Regina. Agora vai ser tudo de bom, fica pertinho de casa para pegar medicação, receita, consultas", comenta.

A unidade

Os contêineres da unidade São Francisco de Assis foram alugados pela Secretaria de Saúde e entregues prontos, após receberam mobília e equipamentos para atender ao público. O local possui três consultórios, sendo um odontológico, pré-consulta, farmácia, sala de medicação, sala de reuniões, sala de curativos, sala de vacina, expurgo, copa, banheiros e recepção. Há ainda uma varanda externa e estacionamento para pacientes e profissionais de saúde.

A unidade fica na rua João Antônio Martins, s/nº, no loteamento residencial São Francisco de Assis, bairro Santa Regina. Telefones: (47) 3241-2860 ou 3346-3590. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS