quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/01/2020 | 10:33

Semasa instala os primeiros hidrômetros ultrassônicos em Itajaí

O Semasa deu início à modernização do sistema de medição e controle de água em Itajaí, com a instalação de 688 hidrômetros ultrassônicos. Estes equipamentos proporcionarão proporcionar uma mensuração mais precisa do consumo dos imóveis, durante toda a vida útil do medidor. Os primeiros exemplares estão sendo instalados em empreendimentos com consumo maior que 180 m³ por mês, ou seja, 18 vezes a taxa mínima de consumo, responsáveis por 60% do faturamento da autarquia.

Os hidrômetros sem partes móveis por princípio ultrassônico representam o que existe de mais moderno em termos de medição de água atualmente. Eles podem medir desde pequenos fluxos de água a grandes vazões, reduzindo assim perdas por submedição. Dentre as principais vantagens do medidor ultrassônico, estão a detecção de vazamentos, a possibilidade de leitura remota, a alta durabilidade, a emissão de alarmes por tentativas de fraude e a segurança dos dados de consumo.

 Para ter todos estes benefícios, os proprietários de imóveis devem adequar suas instalações para receber os hidrômetros ultrassônicos. O aferidor de hidrômetros do Semasa, Evandro Moreira da Silva, explica que os novos equipamentos devem ser instalados preferencialmente na vertical, em empreendimentos que possuam encanamentos comuns de 3/4. “Em situações nas quais o diâmetro da tubulação é muito grande, é recomendável que o hidrômetro seja instalado na horizontal por conta do seu peso”, orienta.

Evandro esclarece também que no caso dos grandes diâmetros, as tubulações de entrada e saída da água do hidrômetro devem ter uma curva no formato de “U”, para retenção da água naquele trecho. A curva mantém o interior do hidrômetro sempre cheio de água, uma das exigências do novo equipamento. O proprietário também deve possuir uma caixa de proteção para o hidrômetro, a fim de evitar furtos e vandalismos.

“O próximo passo para a modernização da leitura será implantação da telemetria em toda a cidade, além dos grandes consumidores. Este sistema proporciona a medição do consumo a distância, por meio de ondas de radiofrequência”, explica o diretor geral do Semasa Osvaldo Gern.

Mais informações nos telefones 0800 645 0195 ou 3344-9000. Plantão 24h ligue 115.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS