sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/12/2019 | 17:33

Praias de BC permanecem próprias para banho e recebem placa municipal de balneabilidade

As praias de Balneário Camboriú permanecem em condições próprias para o banho nos 15 pontos analisados semanalmente, conforme o relatório das últimas quartas-feiras (11 e 18/12), feita pelo Freitag Laboratórios Ltda e os últimos relatórios divulgados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

A novidade é que a partir desta sexta-feira (20), esses pontos receberão também placas de identificação municipal com as condições de balneabilidade, sendo em 10 pontos na Praia Central e 5 nas Praias Agrestes (Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro, Estaleirinho). As placas instaladas pelo IMA permanecem nos locais analisados pelo Instituto.

A partir do dia 30 de dezembro até o início de março, as coletas passam a ser três vezes por semana. “Uma cidade como Balneário Camboriú precisa ter esse acompanhamento de balneabilidade das praias com mais frequência, principalmente na temporada e após períodos de chuva, que podem afetar diretamente o resultado das análises”, menciona o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber. Os 15 pontos analisados pelo Município são: Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras (em frente ao ponto de ônibus e à Escola Municipal), Laranjeiras, frente a Rua 4009 – Pontal Sul, Rua 4000, Rua 3500, Rua 3000, Rua 2500, Rua 2000, Rua 1400, Rua 51, Rua 1001, Pontal Norte.

Desde o mês de setembro, as praias de Balneário Camboriú estão com todos os pontos próprios para banho. A única exceção é a Lagoa de Taquaras, que ainda segue imprópria, mas possui monitoramento específico feito por outro laboratório, que deve ser concluído no início do próximo ano para ações futuras.O laboratório Freitag – credenciado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO – é contratado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), em cumprimento ao TAC com o Ministério Público para analisar a qualidade da água das praias, desde março de 2018.

Lagoa de Taquaras

A Lagoa de Taquaras, na Praia de Taquaras possui um monitoramento específico realizado quinzenalmente pelo laboratório Beckhauser & Barros – também credenciado no IMA e acreditado no Inmetro. Desde a desativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Taquaras em fevereiro deste ano, alguns parâmetros já apresentaram melhoras, porém, ainda está imprópria e o monitoramento segue pelos próximos meses para verificar a necessidade de novas ações dentro das tecnologias disponíveis, para ser aplicada na Lagoa com objetivo da total despoluição.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS