sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Foto: Divulgação
20/12/2019 | 12:13

Projeções apontam crescimento em todas as frentes da construção civil

Para 2020, o número de lançamentos de imóveis em Itajaí deve dobrar em relação a 2019. A estimativa é ultrapassar duas mil unidades lançadas neste próximo ano, conforme o Sinduscon da Foz do Rio Itajaí. As expectativas positivas vão além e espera-se aumento na contratação de mão de obra, seguindo uma tendência já verificada ao longo deste ano, e incremento nas vendas. O cenário se delineia baseado na redução de taxas, como a Selic, crescimento do PIB e medidas do Governo Federal para desburocratizar o Estado.
A meta de inflação para 2020 é um dos pontos que embasa a análise do empresário e presidente do Sinduscon, Bruno Pereira. “Ela está estipulada em 4%, o que representa estímulo ao consumo, motivada pela baixa na Selic. Crédito acessível reverte em estímulo à produção, em todos os setores, o que nos deixa otimistas após um período de economia desaquecida que o País vem atravessando”, completa, destacando que a construção civil está mais preparada para viver o momento de prosperidade. 
Além disso, no setor novas frentes estão se abrindo, como as cooperativas de crédito que, de acordo com dados do Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em três anos devem oferecer R$ 5 bilhões em crédito imobiliário no Brasil. “Com oferta de crédito a juros baixos, a tendência é mais um elemento para aquecer o nosso setor”, analisa Pereira.
 
Cenário positivo:
 
O cenário econômico positivo tem sido observado pelo setor já em 2019, com a melhora de alguns índices, como da geração de empregos. Nas cidades da Região da Foz do Rio Itajaí (Balneário Piçarras, Penha, Navegantes e Itajaí), por exemplo, de janeiro a setembro de 2018, o saldo positivo de vagas (contratados menos demitidos) foi de 321. Já em 2019, no mesmo período, o saldo positivo de vagas foi de 751, ou seja, um aumento em torno de 130%.
O presidente do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí comenta que o aumento na geração de empregos evidencia o aquecimento da economia, o que estimula as empresas a lançarem novos projetos e, por consequência, investirem em novas contratações de mão de obra. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS