quinta, 18 de abril de 2024
Geral
Foto: Divulgação
19/12/2019 | 11:34

Guarda-chuvas descartados viram arte contemporânea em Balneário Camboriú

O projeto Corpo Mecânico, que transforma guarda-chuvas descartados em arte contemporânea, realiza nesta semana o último evento aberta ao público em Balneário Camboriú. A iniciativa promove uma apresentação cênica na sexta-feira (20), às 22h, na Praça da Cultura, no Centro. O objetivo é mostrar um pouco da pesquisa e criação dos artistas envolvidos no projeto. A partir das 17h, os interessados poderão participar de uma experiência de montagem da instalação para se integrar com o processo.
 
O projeto Corpo Mecânico investiga as possibilidades criativas de guarda-chuvas descartados. A intenção é reutilizar o material, especialmente as ferragens e seus mecanismos de movimento, para produção de acessórios, vestimentas, objetos cênicos, esculturas e outras peças artísticas. Esta investigação imersiva e poética deu origem às instalações visuais temporárias e apresentações cênicas que passaram por vários espaços da cidade desde outubro. O projeto é patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC 2019).
 
"Dando visibilidade para o reaproveitamento de materiais encontrados em becos, lixeiras, bancos, terrenos baldios e calçadas, queremos partilhar perspectivas sobre o reuso de descartados na produção de arte contemporânea, interligando artistas locais e da região que usam da experimentação para desenvolver seu trabalho", explica o proponente e diretor geral do projeto, Gabriel Engster.
 
A pesquisa investigativa e a co-criação das atividades é dos artistas catarinenses Gabriel Engster (artista visual e cênico), Lizandra Flausino (performer e arquiteta), Fernando Dalla Nora (artista sonoro e cênico) e Laura Brocco (performer e designer de moda). Nas apresentações também participam Caro Costa, Emaline Ferrari, Giulia Frota, Kika Deeke, Michele Chaves, Nathalia Duarte, Pipo People e Luluca Luciana. O projeto é realizado pelos integrantes do coletivo Núcleo Corpóreo, que atua na cidade desde 2012.
 
A ação tem como parceria o projeto social ‘Emily - Cobertores de Luz’ (Florianópolis/SC) que produz sacos de dormir para moradores em situação de rua com tecidos de guarda-chuvas. O projeto da capital catarinense cedeu matéria-prima para a pesquisa e produção de obras e, em retribuição, serão entregues os tecidos e cabos coletados até o final da realização do Corpo Mecânico – os cabos, por exemplo, são reaproveitados pela iniciativa para confecção de bengalas para idosos. 
 
Outros materiais foram obtidos com doações do projeto social 'Reciclar Para Aquecer' (Nova Iguaçú/RJ), que também faz sacos de dormir com o mesmo propósito do anterior, juntamente com doações espontâneas de diversas pessoas. 
 
Para saber mais sobre o projeto, acesse o Instagram @_corpomecanico ou mande e-mail para corpomecanicocorpo@gmail.com.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS