sexta, 29 de março de 2024
Geral
19/12/2019 | 10:30

BC: Lançado edital de recuperação da faixa de areia da Praia Central

Lançamento foi na tarde desta quarta-feira (18). Na cerimônia de anúncio houve apresentação de vídeo sobre a obra e explicação dos detalhes da recuperação e da logística que será utilizada. Com esta obra, a faixa de areia passará dos atuais 25 metros, em média, para 70 metros.

“Esta é uma obra marcante para nossa cidade, uma obra esperada há muito, primeiro no sentido de proteção da praia, depois como impulsionadora de melhorias no nosso principal cartão-postal: a Praia Central. Esta recuperação de faixa de areia devolve à Praia Central as condições que ela tinha originalmente e proporciona a oportunidade de oferecermos, num segundo momento, equipamentos que melhorarão em muito a qualidade da praia para o morador e o turista”, declarou o prefeito Fabrício Oliveira.

“Hoje, então, é um dia histórico para Balneário Camboriú, já que com o lançamento deste edital ficamos muito próximos do início da execução desta obra fundamental para a proteção da Praia Central que será, também, um marco importante de crescimento econômico sustentável que beneficiará toda a cidade, concretizando uma aspiração de décadas”, completou o prefeito.

O prazo previsto no edital para a execução da obra é de nove meses. Para a recuperação dos 5,8 Km da Praia Central, o volume de areia estimado é de 2,16 milhões de metros cúbicos, que serão trazidos por draga de uma jazida a 15 Km da costa onde foi encontrada areia com granulometria similar a existente na praia. O valor da Licitação é de R$ 85 milhões, garantidos através de empréstimo junto ao Banco do Brasil que será pago com recursos de outorgas.

A Licença Ambiental Prévia (LAP) para esta obra foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) em 2018. Para a obtenção da Licença Ambiental de Implantação (LAI) foram feitos estudos para atendimento das 42 condicionantes previstas pela LAP. Toda documentação já foi protocolada no órgão ambiental onde está sendo analisada.

A obra de proteção estrutural da orla da Praia Central de Balneário Camboriú vem sendo debatida desde os anos 1990. Um plebiscito feito em 2001, acompanhado pelo TRE/SC, apontou que 71% dos que se manifestaram foram favoráveis à recuperação da faixa de areia.

Autoridades, convidados e representantes de entidades dos variados setores econômicos da cidade estiveram na cerimônia concorrida.

Breve histórico

Balneário Camboriú é a Capital Catarinense do Turismo, o principal destino turístico de Santa Catarina.

O desenvolvimento turístico da cidade começou nos anos de 1960 em razão das características da Praia Central, que oferecia aos visitantes e moradores, uma grande faixa de areia, um mar manso e acolhedor e uma beleza exuberante.

Essas características da Praia Central, aliadas ao espírito empreendedor e de trabalho de seu povo, transformaram Balneário Camboriú ao longo dos anos num dos destinos mais procurados do litoral brasileiro.

Com o crescimento da cidade, parte da faixa de areia, onde havia restingas foi ocupada. Isto, aliado ao fato de que no mundo inteiro é registrado avanço do mar sobre as áreas litorâneas, reduziu substancialmente, com o tempo, a faixa de areia da Praia Central.

A principal área atingida foi a região da Barra Sul, onde chegou a não haver mais faixa de areia, tendo sido necessário fazer um aterro no local. Mas, em diversos episódios registrados dos anos de 1980 para cá, ressacas atingiram a praia ao longo de praticamente toda extensão da orla, chegando algumas vezes a destruir parte da Avenida Atlântica.

Esses fatos geraram a discussão na cidade sobre a necessidade de se recuperar a faixa de areia da Praia Central retornando a ela suas caraterísticas iniciais.

De lá para cá, todos os governos municipais promoveram ações e projetos visando a implantação desta obra, agora próxima de se concretizar.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS