quinta, 18 de abril de 2024
Geral
22/11/2019 | 19:57

Engenheiro Marcelo Werner Salles reassume o cargo de Superintendente do Porto de Itajaí

Em solenidade simbólica, nessa quinta-feira (21), o Engenheiro Marcelo Werner Salles reassumiu ao cargo de Superintendência do Porto de Itajaí. A transmissão oficial do cargo, que antes era ocupado por Fábio da Veiga, será divulgada pelo Jornal do Município através de nova edição ainda nessa semana.

 

Marcelo Werner Salles, natural de Laguna, há mais de 35 dedica sua vida junto à atividade portuária. Engenheiro por profissão, é servidor e estava atuando na Superintendência do Porto de Itajaí no setor de projetos e engenharia desde maio deste ano.

 

Em janeiro de 2017 até maio de 2019 estava como superintendente na Autarquia, quando pediu afastamento para definir sua situação juntamente com a de outros servidores relacionados ao plano de aposentadoria e de benefícios da PORTUS (Instituto de Seguridade Social). No seu entendimento, os interesses de foro íntimo seriam conflitantes com a atividade que desempenhava.

 

Na ocasião, Fábio da Veiga, que é advogado, trabalhou entre 2005 e 2008 na Superintendência do Porto, retornando em janeiro de 2017 nesta gestão. Com a saída de Marcelo, em maio deste ano, foi indicado pelo prefeito municipal Volnei Morastoni para assumir a superintendência, tendo sua aprovação durante arguição pública em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Itajaí para assumir e desempenhar o cargo.

 

O ato simbólico, realizado no Auditório da superintendência, contou com a presença do Prefeito, Volnei Morastoni, secretários da administração municipal, servidores da superintendência, representantes de Órgãos Intervenientes e representante de sindicatos que atuam junto ao Complexo Portuário.

 

Volnei Morastoni enalteceu a importância e representatividade que Marcelo tem frente a comunidade portuária e o trabalho de sua retomada e reorganização do Porto de Itajaí, coordenados por ele quando esteve ocupando o cargo até maio deste ano. Também elogiou e agradeceu o trabalho desempenhado por Fábio, pelo esforço dedicado a superintendência ressaltando que neste período, cumpriu seu papel, assim também, agradecendo ao apoio dos servidores nesse momento de transição:

 

“Nós estamos vivendo um momento importante. Em parceria com o Governo Federal, vamos construir um novo contrato de concessão, mas quero garantir a vocês que a administração municipalizada será mantida e gerida pelo município. O que estamos estudando são as responsabilidades atribuídas à superintendência e a empresa vencedora da licitação. O nosso modelo de gestão, que é único no Brasil, tem se mostrado muito eficiente, e isso não será mudado”, esclarece o prefeito.

 

Servidor do Porto de Itajaí por mais de 40 anos e atual Técnico de Nível Superior na superintendência, Heder Cassiano Moritz enfatizou a competência com que Fábio comandou o porto e agradeceu a oportunidade de poder trabalhar em sua equipe nesse período:

 

“Nós executamos tudo aquilo que estava planejado ao longo desses seis meses e tenho a alegria de dizer que estamos vivenciando o sucesso do porto. Retomamos aquilo que éramos em 2008 de forma melhorada e hoje com muito mais estrutura”, afirma.

 

Durante a solenidade, Fábio da Veiga fez um balanço das ações realizadas em sua gestão:

 

“Nesse período que estive a frente da superintendência demos continuidade ao trabalho que estava sendo realizado pelo engenheiro Marcelo Salles, e conseguimos dar celeridade e resolver questões e demandas que precisavam de nossa atenção. Aprovamos o plano de segurança e conseguimos novos uniformes e duas viaturas para a Guarda Portuária. Em relação as operações, reordenamos nosso espaço e instalamos o novo sistema Winport (Sistema de Gestão Portuário). Adquirimos um imóvel próximo a superintendência para a construção de um espaço de convivência aos nossos servidores. Quero destacar ainda que as desapropriações para a ampliação do nosso espaço estão em avançado processo de negociação, assim como as negociações com o terminal Braskarne”.

 

Entre as conquistas, Fábio destacou: o curso de formação de líderes disponibilizado aos gerentes; o contrato com uma nova montadoras de veículos para atuar nas movimentações do porto, fruto da parceria com APM Terminals, os preparativos e adiantamentos para a inauguração do Museu do Porto, que deve ocorrer em janeiro, o estudo para a melhoria da sinaleira no Gate 02, novo asfaltamento na área primária, oferecendo melhores condições de trabalho aos motoristas, entre outras ações estruturantes e relevantes para o porto de Itajaí.

 

Finalizando seu discurso, Fábio agradeceu a todos, em especial ao prefeito Volnei Morastoni pela oportunidade e confiança pelo cargo assumido, ao engenheiro Marcelo Werner Salles e também ao servidor Heder Cassiano Moritz, pelo auxilio e apoio em diversas demandas durante esse período.

 

Por fim, o engenheiro Marcelo Werner Salles, agora Superintendente, ressaltou que não se pode mais considerar o Porto de Itajaí apenas como um cais público, mas sim como um cais comercial, com uma importância estratégica para a cidade, destacando o processo de arrendamento na condição de que o Complexo não fique obsoleto em relação aos demais terminais do mundo:

 

“Tenho mais de 35 anos de trabalho dedicados à vida portuária, e a minha experiência vai nos ajudar a garantir novas conquistas para o Porto de Itajaí. Assim como desde janeiro de 2017, quando assumimos essa gestão, e pedi aos nossos servidores a confiança para que pudéssemos trabalhar, quero pedir a vocês novamente, que tenhamos discernimento para concluirmos esse processo de arrendamento com tranquilidade e responsabilidade”, concluiu Marcelo.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS