quinta, 18 de abril de 2024
Geral
20/11/2019 | 15:21

Delegação da Univali participa de eventos na Universidade de Perugia

Uma delegação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) composta pelo reitor, professor Valdir Cechinel Filho, pelo diretor de Internacionalização, professor Paulo Márcio Cruz e pelos professores Liton Lanes Pilau Sobrinho e Marcio Ricardo Staffen, visita a Università Degli Studi di Perugia (Unipg), na Itália, nesta semana.  

 

Na manhã de terça-feira, 19 de novembro, a comitiva foi recebida, na Sala Del Dottorato do Palazzo Murena, pelo reitor da Universidade de Perugia, o professor Maurizio Oliviero, e pelas delegadas de Didática e Internacionalização, professoras Carla Emiliani e Stefania Stefanelli. Também participaram da reunião o decano da Faculdade de Direito da Universidade de Alicante, da Espanha, professor Pedro José Femenía López, o diretor da Universidade de Ciências da Água e do Ambiente, professor Joaquim Melgarejo Moreno e o professor Gabriel Real Ferrer, ambos também da universidade espanhola.

No encontro, os reitores expressaram o desejo mútuo de fortalecer e expandir as relações entre a Univali e a Unipg, com análises sobre as áreas com potencial para cooperação no ensino e na pesquisa interuniversitária comum às duas instituições.  À tarde, os professores envolvidos participaram de uma mesa de discussões sobre as questões necessárias para estabelecer as bases para consolidação de um convênio voltado à colaboração no ensino e na pesquisa e em programas de dupla titulação em cursos da graduação das áreas de ciências, ciências jurídicas, humanas e da saúde. O primeiro termo que deve ser firmado nos próximos dias refere-se à dupla titulação no Doutorado em Ciências Farmacêuticas.  

Na quarta-feira, 20 de novembro, no Salão do Doutorado, haverá uma cerimônia solene para a discussão das teses e a conferência do Doutorado Internacional conjunto em Ciências Jurídicas, que prevê formas de colaboração para proporcionar aos alunos de doutorado matriculados nos dois locais (Univali e Unipg), por meio de atividades de alto treinamento em pesquisa, habilidades úteis para o exercício nos dois países.  As defesas de teses de Doutorado em dupla titulação com a Unipg estão sendo transmitidas, diretamente da Itália, em https://www.unipg.it/ateneo/eventi.

Sobre a parceria entre as Universidades

A Universidade de Perugia é a parceira mais antiga do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali em convênios de dupla titulação, tendo titulado mais de 20 alunos em dupla titulação com o Doutorado em Ciência Jurídica da Univali e o Dottorato di Ricerca in Scienze Giuridiche.

Reitor da Unipg é professor visitante do PPCJ Univali

Maurizio Oliviero é professor visitante do exterior do PPCJ da Univali e recebeu da Instituição, em 2014, o título Doutor Honoris Causa por sua colaboração na inserção internacional do programa, especialmente para a dupla titulação com as Universidades de Perugia, de Alicante (Espanha) e do Minho (Portugal). Ele é professor de Direito Público Comparado no Departamento de Direito da Universidade de Perugia e liderará a Instituição por seis anos (2019/2020 - 2024/2025). Atualmente, Oliviero orienta oito doutorandos do PPCJ da Univali, que são magistrados vinculados ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, alunos da Dupla Titulação com a Universidade de Perugia. Ele já orientou outros oito doutores que concluíram a pós-graduação stricto sensu na Univali, também por meio da dupla titulação com a universidade italiana.

*Com informações e fotos da Unipg


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS