sexta, 29 de março de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
19/11/2019 | 11:25

Livro inspirado no artista Meyer Filho será lançado em Itajaí

'CATICIPA, O GALO VIAJANTE – Contos e Recontos para Meyer Filho', livro infantil da escritora Silvana Maria da Rocha será lançado na Biblioteca Pública Silveira Júnior, nesta sexta-feira (dia 22), às 19 horas. A obra foi realizada a partir de quatro livros do pintor e ilustrador itajaiense Ernesto Meyer Filho, o Caticipa. A distribuição é direcionada, especialmente, para mais de 2.500 alunos dos terceiros anos do ensino fundamental da rede pública, além de atender crianças, adolescentes e adultos, estudantes, professores, artistas, educadores e público em geral. No início de 2020, os professores dos alunos que receberão os livros, terão uma capacitação com a autora para a utilização do livro com as crianças.

O livro de Silvana constrói uma fábula a partir de obras da série 'Quintais e galos fantásticos' de Meyer Filho, construindo um elo entre elas, e foi planejada para ser uma versão impressa acessível que permite a intervenção das crianças na obra. Inspiração da artista, Ernesto Meyer Filho, ou Meyer Filho como é chamado, nasceu em Itajaí. Foi pintor, ilustrador, chargista, tapeceiro, autodidata.

Ele tornou-se tema do projeto de Silvana e tem suas obras apresentadas de forma lúdica pela autora, sempre tendo como base fatos reais de sua biografia. A escolha de Silvana por Meyer foi feita considerando a valorização da cultura e arte local E, visto que muitas pessoas não sabem que o artista é nascido em território itajaiense, a autora também teve como foco a popularização e partilha de sua vida e obra.

Para conceber o livro, Silvana desenvolveu um projeto que foi realizado em duas frentes: a realização da produção editorial, que contou com pesquisa, organização e texto e a publicação para alunos da rede pública municipal de ensino. Nascida em 1967, a escritora é itajaiense. Quando jovem foi para Florianópolis estudar artes. Neste período, conheceu Caticipa e suas histórias fantásticas. Desde criança, Silvana relacionou-se intensamente com a arte e, além de interessar-se por descobrir a história dos artistas, ela apreciava desenhar e pintar. Tornou-se professora de artes, que conta aventuras coloridas para quem gosta de ouvir, tanto no Planeta Terra quanto em Marte.

''O projeto foi construído tendo como base a vontade e necessidade de aprimorar o ensino da arte, principalmente, para alunos das séries iniciais, público diretamente atingido pelas obras. Propor um diálogo entre arte, cultura e educação. Ainda reconhecendo a importância e significância da arte como ferramenta que ajuda na formação das crianças'', acrescenta a autora Silvana Maria da Rocha.

O livro é uma realização do Atelier Maria Mariê, com patrocínio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí através da Lei de Incentivo à Cultura com renúncia fiscal da Unimed Litoral e apoio do Instituto Meyer Filho.

 

MAIS SOBRE MEYER FILHO

Filho da escritora Rachel Liberato Meyer e de Ernesto Meyer, que exerceu entre outras, a atividade de fazendeiro, aos 4 anos, Meyer mudou-se com a família para Florianópolis. Na cidade, ele fez seu primeiro desenho, denominado ''Pesca de Tainhas'', evento assistido por ele na Praia dos Ingleses. Aos 27 anos, estando bancário, compreendeu que ‘ser um artista’ erao queele queria.

Quintais e galos fantásticos estão entre os temas preferidos do artista, que buscava inspiração em 'Marte'. Um de seus quadros, chamado Idílio fantástico (1957), é a primeira pintura fantástica produzida e exibida, pelo menos, em Santa Catarina. Foi o primeiro artista plástico moderno catarinense que, sem sair do seu estado natal, expôs, individualmente, em galerias profissionais e museus do Brasil.

Bacharel em Ciências Contábeis e funcionário aposentado do Banco do Brasil, participou como ilustrador do Movimento Revista Sul e foi um dos fundadores e presidente do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis (GAPF). Possui obras em museus do Brasil e exterior. Em 1991, Meyer Filho faleceu em Florianópolis.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS