sexta, 19 de abril de 2024
Geral
18/11/2019 | 11:00

Pascoal Meirelles atuará no curso de Música da Univali

O curso de Música da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) contará com um nome de peso a partir do primeiro semestre de 2020. Pascoal Meirelles atuará no Bacharelado e na Licenciatura, conduzindo atividades nas disciplinas de Bateria, Percussão, Arranjo e Práticas de Conjunto. Ele é graduado pela Berklee College of Music, em Boston, nos EUA, ministrou cursos em renomadas universidades estrangeiras, gravou e apresentou-se com artistas consagrados, como Gonzaguinha, Edu Lobo, Elis Regina, João Bosco, Chico Buarque, Danilo Caymmi, Luiz Melodia e Maysa.

Baterista, arranjador e compositor, enquanto concluía a graduação nos EUA, Meirelles trabalhou em vários clubes de jazz. Participou do espetáculo “Saravá", apresentado na Broadway, além de ter gravado o álbum duplo “Terra Brasilis", com Tom Jobim e Clauss Orgerman. De volta ao Brasil subiu ao palco com grandes nomes da MPB. É um dos fundadores, junto com Mauro Senise, do grupo Cama de Gato. Como compositor lançou os discos: "Considerações a respeito","Tambá", "Anna", "Paula", "Forró Brabo", "Considerações" e um CD compilação dos melhores momentos dos três primeiros trabalhos. "Paula" e "Considerações" foram ambos indicados ao Prêmio Sharp. Logo após vieram os CDs 40, Tributo a Art Blakey, Ostinato, "Dubai-Lima Guitar Project", "50" e "Marés".

Para marcar os 50 anos de carreira do artista, em 2014, um documentário denominado "Ostinato" foi produzido sob a direção de Fabiano Cafure e curadoria artística de Nina Lima. Neste contexto, Meirelles coleciona centenas de pontes áreas nacionais e internacionais para shows e workshops pelo mundo afora nos grandes festivais de música. Além dos palcos, sua outra grande paixão é lecionar, o que lhe rendeu um livro autoral intitulado "A Bateria Musical".  Ele já ministrou cursos em diversas instituições, entre elas estão a Columbia University, em Nova Iorque (EA), a Berklee Boston, nos EUA, e a Berklee, na Malásia; e foi chefe do Departamento de Percussão da Universidade San Francisco de Quito-Berklee, no Equador.

“A experiência, a técnica e a musicalidade de Pascoal Meirelles são marcas incontestáveis que agregarão conhecimento e vivências aos nossos alunos. Ele é um artista e professor versátil, sua história traduz a importância do seu trabalho e nós estamos muito felizes e honrados por podermos tê-lo em nossa equipe, a partir de fevereiro do próximo ano", comenta a diretora da Escola de Educação da Univali, professora Verônica Gesser.

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS