terça, 16 de abril de 2024
Geral
08/11/2019 | 11:50

Comissão intersetorial inicia mobilizações da campanha Itajaí de Mares Limpos

Você já parou para pensar a quantidade de lixo que consumimos diariamente? Por ano, são produzidos cerca de 2 bilhões de toneladas em todo o planeta. E esse número só cresce. O Brasil, por exemplo, acumula mais de 130 mil toneladas de resíduos. Pensando nisso, o município de Itajaí reuniu na manhã desta quinta-feira (07/11) os representantes dos órgãos de sua estrutura administrativa listados no decreto 11.594, que institui a campanha e cria a Comissão Intersetorial de Combate ao Lixo no Mar.

Em 2018, Itajaí foi o primeiro município a aderir à Campanha Mares Limpos, por meio de uma carta de compromisso com a ONU. A partir disso, muitos órgãos têm se mobilizado para minimizar os impactos do lixo no mar, dando atenção especial à redução do resíduo plástico descartável. A comissão intersetorial foi instituída para mapear as ações já realizadas e estruturar então o Plano Municipal de Combate ao lixo no mar.

Nesta reunião, cada representante apresentou ações que já realizam e propostas para serem desenvolvidas para a sensibilização da população. Victor Valente Silvestre, diretor de saneamento do Semasa e coordenador da comissão, mostrou as ações que a autarquia já vem realizando. Destacou as visitas técnicas nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA e ETE), as palestras nas escolas sobre a importância da água, a ação Juntos Pelo Rio Itajaí e a Semana da Água. Além disso, foram expostas novas ideias, inspiradas em ações já feitas na cidade de Itajaí com bons resultados, e também vindas de outras localidades e países, servindo como modelo para o total cuidado do meio ambiente e saúde pública. 

Para 2020, um dos objetivos do Semasa é implantar, a partir de janeiro, um Programa de Gerenciamento de Resíduos e lançar o projeto de Educação ambiental “Semasa Mirim”. No escopo das obras, a conclusão da ampliação da rede coletora de esgoto no bairro São Vicente é uma das grandes ações de saneamento. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS