sexta, 29 de março de 2024
Geral
31/10/2019 | 11:21

Evento promove observação de aves no próximo domingo (3) em Balneário Piçarras

No próximo domingo (3), Balneário Piçarras receberá o Vem Passarinhar, evento promovido pela Secretaria de Turismo e realizado pelo instituto Allouata voltado à observação de aves. O evento é gratuito e terá início às 7h30, na Trilha do Quininho, localizado na Associação de Defesa do Meio Ambiente SelvAge Mata Atlântica, na Estrada Geral Morro Alto.

 

Para participar não é necessário realizar a inscrição. As recomendações aos participantes é que levem protetor solar, repelente, boné e água e vistam roupas leves. A observação será realizada no trecho da cidade onde possuem áreas de Mata Atlântica.

 

A observação de aves é uma atividade recreacional e de propagação de informações científicas e ambientais. "O Vem
Passarinhar reúne pessoas que já fazem observação, ornitólogos e pessoas que tenham interesse em conhecer a diversificação. Então existe uma grande troca de experiências", explica o organizador do evento, Paulo Cadallora.

 

Balneário Piçarras é a terceira cidade de Santa Catarina a receber o evento que já passou por diversas cidades do país. "Observadores tem buscado Balneário Piçarras para birdwatching. E o incentivo a este tipo de turismo é uma possibilidade de gerar emprego e renda, além de promover a educação ambiental e conservação junto à comunidade", explica a Secretária de Turismo, Susan Corrêa.

 

No fim de novembro, entre os dia 22 e 24, Balneário Piçarras receberá outro evento voltado a pratica. O Observa Costa Verde e Mar ofertará curso para iniciantes e interessados em observação de aves.

 

Espécies em Balneário Piçarras

 

O município possui hoje mais de 200 espécies de aves catalogadas de acordo com o wikiaves. No mês passado, o biólogo e ornitólogo Fernando Farias captou, em Balneário Piçarras, o primeiro registro de um atobá australiano em todo o Brasil. A ave, típica da região da Austrália, foi avistado a cerca de 15 km da costa.

 

Foto: Danielle H Garcia


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS