sexta, 19 de abril de 2024
Geral
29/10/2019 | 10:47

Pacientes penhenses integram novo mutirão local e cirurgias de catarata

Um total de 70 novas cirurgias de cataratas oferecidas ao cidadãos de Penha integra o novo mutirão da Secretaria de Saúde local, desta vez em casa, já que essa cota está sendo efetuada no Hospital Nossa Senhora da Penha, desde terça-feira, dia 22 de outubro, e segue até hoje, dia 29.

Os moradores de Penha beneficiados pelo mutirão integram um total de 1.300 cirurgias oferecidas nessa etapa, e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que processa o agendamento e promove o acompanhamento dos pacientes, caso necessário.

A cota ampla de cirurgias, porém, beneficia outros moradores da microrregião da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-çu (AMFRI), e mesmo pacientes de cidades mais distantes, como Brusque e Guabiruba, por exemplo.

A auxiliar administrativa do Hospital de Penha, Tamiris Freire Pereira Nalevaia destaca que o custeio das cirurgias é através do SUS, numa parceria com o Governo do Estado e unidade hospitalar local, totalizando média de 200 cirurgias ao dia.

Para a tarefa, dois cirurgiões estão atuando na unidade, primeiramente com as consultas necessárias, e em seguida, com a operação propriamente dita, que é um procedimento rápido, segundo Tamiris. “O pré-operatório é mais demorado, por conta dos exames e tempo necessário para a dilatação de pupilas”, observa ela.

Em geral, as cirurgias ocorrem pela manhã, e os pacientes são liberados na hora, desde que paciente esteja acompanhado por familiares ou alguém da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária Regiane Basso, titular da Saúde de Penha, celebra mais essa etapa, que atende ao Programa Zera Fila. Além dessa etapa local, outros 20 pacientes foram cirurgiados dia 19 de outubro último, no Hospital São Francisco, em Santo Amaro da Imperatriz. Com esses dois mutirões, a expectativa é reduzir em 90% a demanda de pacientes de catarata no Município de Penha.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS