quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/10/2019 | 10:43

Santa Catarina tem interditadas cinco áreas de cultivo de ostras e mexilhões

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Santa Catarina tem cinco áreas de cultivo de ostras e mexilhões interditadas devido à presença de toxina diarréica. Estão proibidos consumo, retirada e comercialização de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia, nas localidades de Zimbros e Canto Grande (município de Bombinhas), Canto dos Ganchos, Calheiros e Ganchos de Fora (município de Governador Celso Ramos).

A medida foi necessária após exames laboratoriais detectarem a presença de ácido ocadaico nos cultivos de moluscos bivalves dessas regiões. Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

Interdição parcial

Os cultivos em Porto Belo seguem com interdição parcial. Está liberada a retirada de ostras das localidades da Perequê, Ilha João da Cunha e Araça, assim como a comercialização e o consumo. Mantendo a interdição para mexilhões, vieiras e berbigões destes locais.

As ostras foram liberadas a partir de dois resultados negativos consecutivos para presença de toxina diarréica. O gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria da Agricultura, Sérgio Winckler, explica que ostras e mexilhões se comportam de forma diferente diante da concentrações de algas tóxicas, por isso a desinterdição é parcial. “Existem diferenças nos sistemas de filtração dos moluscos. A ostra concentra menos toxinas, por isso foi possível a sua liberação antes dos mexilhões”.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS