quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/10/2019 | 16:56

CULTURA: Governo vai investir R$ 2 milhões na realização de feiras literárias

 
 
 
 
O Ministério da Cidadania anunciou, na segunda-feira (21), o investimento de R$ 2 milhões para apoio à realização de 11 feiras e ações literárias no país. Para serem beneficiados, os eventos devem ter no mínimo uma edição e serem produzidos por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. As inscrições no processo seletivo para receber os recursos podem ser feitas até o dia 10 de novembro, por meio do site da Plataforma +Brasil.
 
A diretora do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Ana Araruna, destaca os critérios que geram pontuação especial aos candidatos.
 
“Temos dois importantes critérios de bonificação, que são atividades que promovam o livro e a leitura acessíveis a pessoas com deficiências e, também, eventos que contemplem na programação ações realizadas em regiões de vulnerabilidade social, com o intuito de integrar a pauta da cultura com as ações do Ministério da Cidadania”, afirma a diretora.
 
O edital tem o objetivo de ampliar o acesso ao livro e à leitura nos municípios, difundir a literatura brasileira, fortalecer a cadeia produtiva e a economia do livro e estimular a formação de leitores e práticas de leitura.
 
Para o secretário adjunto da Cultura, José Paulo Soares Martins, as feiras têm grande capacidade de engajamento social em torno do livro. “Essas feiras têm uma capacidade de mobilização de comunidades da maior importância, envolvem a possibilidade da participação da sociedade, das escolas. Então têm uma temática importantíssima, do ponto de vista de formação da educação da sociedade e de fortalecimento da nossa cultura por meio do livro”, destaca.
 
Os critérios de pontuação incluem os impactos cultural, social e econômico do evento na região em que será realizado.
 
Confira o edital.
http://cultura.gov.br/wp-content/uploads/2019/10/Edital-Assinado.pdf
 
Fonte:
Ministério da Cidadania

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS