sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/10/2019 | 17:36

Novo modelo da carteira de identidade começa a ser emitido em Itapema

A partir desta semana, o Instituto Geral de Perícias (IGP) já terá a carteira de identidade (RG) emitida em um novo modelo. Os parâmetros do documento atenderão a um decreto federal de 2018, que padroniza as novas cédulas de identidade. Em Itapema, o novo modelo já está sendo adotado.

No novo RG, será possível colocar documentos como Título de Eleitor, CNH, PIS/Pasep, CPF, Carteira de Reservista, Carteiras Funcionais, Carteira de Trabalho e Previdência Social. Para isso, será necessário apresentar documentos originais e oficiais com as informações. Outra novidade é a possibilidade de inclusão do tipo sanguíneo e fator RH, desde que seja apresentado resultado de exame laboratorial ou documento oficial com essa informação.

A nova carteira de identidade também possibilitará que sejam incluídas informações sobre deficiências — com símbolos que constarão no RG — tais como surdez, cegueira ou de ordem psicológica. Também neste caso, é necessário que se apresente atestado ou relatório médico específico com todos os dados do requerente, comprovando que a deficiência seja permanente. A taxa a ser paga é de R$ 37,55 para 2ª via, emitida após a abertura do processo. Já a 1ª via é isenta de pagamento no município de Itapema.

Para o Coordenador da Casa da Cidadania de Itapema, Eduardo Forgiarini, a nova carteira irá trazer mais informações que facilitarão a vida dos cidadãos. “Caso uma criança seja autista, por exemplo, basta trazer o laudo para provar o diagnóstico e isto constará na nova cédula de identidade, o que irá garantir os benefícios previstos por lei”, explica.

Como fazer a nova carteira de Identidade

A Casa da Cidadania em Itapema está localizada na Rua 230 (em frente a Escola Educar), no Meia Praia. A distribuição de senhas acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h. Para mais informações: (47) 3267-1413


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS