quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/10/2019 | 17:32

Cidades precisam ter soluções exclusivas, defende especialista

Santa Catarina sediará entre 4 e 7 de novembro um encontro internacional que vai discutir a implantação de cidades inteligentes e inovadoras. O evento tem como propósito aproximar as novidades tecnológicas do dia a dia das pessoas e trazer soluções para problemas históricos dos municípios, como inclusão social, mobilidade, e preservação do meio ambiente.

Para trazer experiências internacionais, estarão presentes mais de 30 especialistas de diversos países, como Austrália, México e Reino Unido. "É uma oportunidade para quem pensa nas cidades. Esse evento vai reunir a academia, o governo, a sociedade, empresários", disse a coordenadora do evento e presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio/SC, Jamile Sabatini Marques.

Neste ano, o Knowledge Cities World Summit (KCWS) terá como tema 'Inovação e Sustentabilidade na Era do Conhecimento'. Além disso, durante a programação, a organização do KCWS vai premiar as cidades do conhecimento. Segundo ela, esta era traz a necessidade da inovação de forma sustentável, com desenvolvimento econômico, social, e proteção do meio ambiente.

"Quando se fala em cidade inteligente, a gente está considerando a tecnologia como meio para melhorar a qualidade de vida", afirmou.

Para Jamile, um dos maiores desafios de colocar em prática algumas soluções é a falta de infraestrutura. Por exemplo, a baixa cobertura de internet de banda larga. 

Porém, mesmo que haja infraestrutura, há outras dificuldades. "As cidades catarinenses têm um perfil interessante, cada uma com uma cultura. A gente respeita o perfil de cada cidade. Você não pode fazer um copia e cola. O que se aplica em Florianópolis, não se aplica em Lages", disse. 

"São cidades com culturas diferentes, com riquezas diferentes. Qual é o capital daquela região? Quanto a cidade se desenvolve a partir daquele capital?", concluiu.

A 12ª edição do Knowledge Cities World Summit acontece em Florianópolis, no Hotel Sesc Cacupé, e tem promoção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS