sexta, 19 de abril de 2024
Geral
16/10/2019 | 10:30

Obras de drenagem e rede coletora de esgoto avançam na avenida Campos Novos

As obras de revitalização da avenida Campos Novos seguem na fase de macrodrenagem, juntamente com a implantação da rede coletora de esgoto do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa). Todo o trecho de 400 metros da ponte Wilson Kleinubing até a rua Arquiteto Nilson Edson dos Santos já recebeu galerias de 2 x 1,5 metro. A revitalização é custeada pelo financiamento internacional, responsável por grandes obras de mobilidade e reurbanização em Itajaí.

O trânsito será liberado a partir desta terça-feira (15) da esquina da rua Manoel Francisco Coelho até a ponte no sentido para Cordeiros. Já no trecho entre as ruas Arquiteto Nilson Edson dos Santos e Manoel Francisco Coelho será permitido apenas o fluxo de veículos das residências e comércio. A previsão é liberar o trecho até o fim do mês. O trânsito na localidade segue apenas na direção São Vicente/Cordeiros.

A rede de drenagem pluvial se estenderá ao longo do 1,6 quilômetro de avenida. Depois do cruzamento com a rua Nilson Edson dos Santos, os próximos 450 metros até a rua Professora Erotides da Silva Fontes terão tubulação dupla (com dois tubos) de um metro de diâmetro cada. Em seguida, até a rua Xaxim serão mais 500 metros de tubulação dupla de 80 centímetros de diâmetro. Nos últimos 250 metros, serão colocados tubos de 60 centímetros de diâmetro para auxiliar a tubulação já existente e de mesma medida.

O prazo da obra é de 10 meses e as modificações preveem iluminação, canteiros drenantes, paisagismo e arborização, drenagem pluvial, pavimentação, cruzamentos elevados, sinalização viária, bolsões de estacionamento e melhorias na pista de rolamento com pavimentação asfáltica. A transformação na área de grande potencial de comércio e serviços também construirá uma área de lazer ao lado da ponte. Uma nova praça completa contará com bancos, arborização, playground, academia ao livre e quadra de esportes.

Todo o projeto se preocupou com a segurança das pessoas e será construída uma ciclovia exclusiva: um canteiro fará a separação da pista de rolamento dos veículos e dos ciclistas. Os pedestres também terão um amplo espaço de circulação e áreas para convivência com mobiliário novo.

A reurbanização completa da avenida Campos Novos custará R$ 8,7 milhões.

Financiamento internacional
O financiamento internacional responsável por custear a obra faz parte do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável. O Município de Itajaí é destaque na apresentação dos projetos e liberação dos valores junto ao Fonplata, instituição internacional responsável pelo empréstimo.

Os investimentos garantem mais de 30 obras em 16 bairros e localidades de Itajaí. Dom Bosco, Santa Regina, Itaipava, Cidade Nova, São Judas, Cordeiros, Nova Brasília, Centro, Praia Brava, São Vicente, São João, Murta, Espinheiros, Bambuzal e Fazenda receberão as transformações nas áreas de mobilidade, drenagem e construções públicas.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS