quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/10/2019 | 09:26

1º Fórum Kids de Sustentabilidade da Marejada reúne 500 crianças da Rede Municipal de Ensino

A preocupação com o meio ambiente foi despertada em 500 crianças da Rede Municipal de Ensino durante o 1º Fórum Kids de Sustentabilidade. A iniciativa inédita da 33ª Marejada ocorreu nesta segunda-feira (14) com a realização de duas peças teatrais e uma palestra. O segundo dia de fórum será na quarta-feira (16), das 14h às 16h30, no Centreventos, quando outras 500 crianças de Itajaí participarão da atividade.

As Escolas Básicas Melvin Jones, Professora Maria José Hülse Peixoto e Gaspar da Costa Moraes, o Centro Educacional do Cordeiros e o Grupo Escolar Guilhermina Buchele Müller estiveram presentes com alunos e professores do 2º ao 5º ano. Na quarta-feira (16), será a vez dos Centros Educacionais Pedro Rizzi, Professor Cacildo Romagnani (Caic) e o Colégio de Aplicação Univali.

“Gostei das atividades de hoje, vou começar a cuidar mais do lixo para que ele não polua nossa cidade e os rios. Quero passar o que falaram para meus pais em casa também”, afirma Guilherme Soares Silva Rodrigues de Moraes, aluno de oito anos do Centro Educacional do Cordeiros.

As atividades começaram com uma palestra de Vitor Silvestre, diretor de Saneamento do Semasa. Em aproximadamente 30 minutos, foi abordada a importância da água, do destino correto para o lixo e sistemas de saneamento básico. O projeto Ebar Eco Barreira veio na sequência com um espetáculo teatral desenvolvido por alunos da Escola Básica Antônio Ramos, orientado pelo professor Fábio Toniazzo.

A atração envolveu o público no tema da educação ambiental por meio de técnicas de sustentabilidade para reduzir a quantidade de lixo na bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu e afluentes. Os estudantes da escola interagiram com o público presente com perguntas e respostas ao fim da apresentação.

Para finalizar, o espetáculo Somos do Mar encantou a todos com acrobacias e frases marcantes sobre o lixo no mar. Dois atores instigaram os alunos a adotarem soluções ambientais em um híbrido de teatro e arte circense.

Lanche sustentável
Durante o fórum, houve uma pausa para o lanche das crianças. Foram distribuídas lancheiras ecológicas com maçã, suco, cupcake de chocolate, pão de queijo e duas esfirras de carne.

A embalagem de papel kraft continha jogos de labirinto e dos sete erros. Um copo de 300 ml da Marejada também foi entregue para as crianças levarem para casa e aderirem à bandeira da sustentabilidade.

Os lanches entregues pelo Supermercado Angeloni não possuíam embalagens plásticas, respeitando a bandeira de redução do lixo plástico descartável na Marejada.

O 1º Fórum Kids de Sustentabilidade é uma realização do Município de Itajaí, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e Eventos, Educação, Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa). O Supermercado Angeloni apoia o evento.

Confira a cobertura fotográfica completa da Marejada 2019.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS