terça, 16 de abril de 2024
Geral
Imagem cedida pela Receita Federal
04/10/2019 | 14:56

PM e Receita Federal apreendem mais de 392kg de cocaína na Portonave

Na madrugada desta sexta-feira (4), por volta das 5h, a Polícia Militar foi acionada via Central Regional de Emergência (CRE), acerca de uma movimentação suspeita no interior do porto de Navegantes. No local foram apreendidos 392,8kg de cocaína, que estavam escondidos em tabletes em 12 malas de viagens. A droga tinha sido escondida em uma carga que tinha como destino o Porto de Valência, na Espanha. Um homem foi preso e três seguem foragidos.

Informações davam conta sobre alguns masculinos de balaclava – toucas que cobrem o rosto – transitando entre os contêineres e um caminhão. No local, realizada a varredura, o motorista foi abordado e identificado pelos policiais militares. Já os demais masculinos se evadiram em direção ao rio, não sendo mais localizados.

Durante as buscas, os policiais e funcionários responsáveis pela segurança do porto localizaram um contêiner com os lacres violados, onde foram encontradas 12 malas com tabletes de cocaína.

O motorista suspeito de participação foi detido e a droga apreendida encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em Itajaí, para as providências legais e continuidade das investigações.

 

Tentativa de burlar fiscalização

Foi a movimentação dos mascarados que chamou atenção da equipe de monitoramento do terminal portuário, que chamou a polícia. Para o delegado Oscar Biffi, da delegacia da Polícia Federal de Itajaí, a colocação da droga no contêiner após a entrada no porto foi uma tentativa de burlar o esquema de segurança: a carga já havia passado por scanner e estava pronta para embarcar no navio quando recebeu a droga.

A investigação vai apurar, agora, como os criminosos sabiam onde estava e qual era o contêiner que deveria ser aberto para a receber as bolsas cheias de tabletes de cocaína.

Com a apreensão desta sexta-feira, o Complexo Portuário do Itajaí-Açu soma mais de 4 toneladas de cocaína apreendidas só este ano, em quatro ocorrências. O recorde histórico ocorreu em agosto, quando foi interceptado um carregamento de 1,5 tonelada, que tinha como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica. (Informações NSC, por Dagmara Spautz).


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS