quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/09/2019 | 11:21

Secretaria da Agricultura libera comercialização e consumo de moluscos produzidos na Armação do Itapocorói, Porto Belo e Bombinhas

Os cultivos de ostras, mexilhões, berbigões e vieiras da localidade da Armação do Itapocorói, no município de Penha, estão desinterditados. Nesta quarta-feira, 18, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural liberou a retirada, a comercialização e o consumo destes moluscos e seus produtos, inclusive nos costões e na beira de praia.

A desinterdição dos cultivos acontece após dois resultados negativos consecutivos, com a demonstração pelas análises de que as concentrações de toxina diarréica nos moluscos bivalves da região estão dentro dos limites de segurança para o consumo humano. As análises vêm sendo repetidas semanalmente desde a interdição da localidade, no dia 5 de setembro.

            Liberação do cultivo de ostras

A Secretaria da Agricultura anuncia ainda a liberação da comercialização e do consumo de ostras das localidades de Zimbros e Canto Grande, no município de Bombinhas, e Araça, Perequê e Ilha João da Cunha, no município de Porto Belo. Permanece a interdição para mexilhões, vieiras e berbigões destes dois locais.

O gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria da Agricultura, Sérgio Winckler, explica que ostras e mexilhões se comportam de forma diferente diante das concentrações de algas tóxicas, por isso a desinterdição é parcial. “Existem diferenças nos sistemas de filtração dos moluscos. A ostra concentra menos toxinas, por isso foi possível a sua liberação antes dos mexilhões”.

            Permanecem interditadas

As localidades de Barra e Laranjeira, em Balneário Camboriú, seguem interditadas para retirada, a comercialização e o consumo de todas as espécies de moluscos e seus produtos, inclusive nos costões e na beira de praia.

            Monitoramento constante

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS