quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/08/2019 | 17:22

Secretaria de Saúde de Penha inicia dia 1º o Setembro Amarelo e foca na prevenção ao suicídio

Atividades especiais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penha vão marcar o Setembro Amarelo em todo o município, como forma de valorização da vida. 

Segundo a secretária de Saúde, Regiane Basso, o 10 de setembro merecerá atenção – esse é o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, e uma palestra para os estudantes de Penha está sendo preparada, tendo como foco o público jovem – embora a campanha valha para todas as idades. Local e horário ainda estão em definição. Outra estratégia será trabalhar a temática na estrutura da Secretaria de Saúde, com atividades nas Unidades Básicas (UBSs), Unidade Central, Pronto Atendimento 24h, redes sociais da internet e comércio local.

Regiane estuda a produção de fitas amarelas alusivas à campanha para distribuição nestes pontos e estabelecimentos comerciais. No dia palestra, também haverá orientação psiquiátrica. A secretária lembra que a campanha local visa ampliar o debate sobre esse delicado tema, já que a campanha existe em nível nacional.

O Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

A Secretaria de Saúde de Penha lembra que nove em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. E hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos.

Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. No Brasil um dos mais completos serviços de valorização da vida, com atendimento e orientação chanceladas pelo Ministério da Saúde é o CVV, que atende pessoas em busca de acolhimento pelo fone 188, em qualquer parte do território nacional. Não é serviço religioso – é uma orientação cidadã a quem precisa de ajuda.  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS