quinta, 28 de março de 2024
Geral
29/08/2019 | 11:04

Espetáculo infantil "Vem Ver Nosso Boi Brincar” resgata a cultura popular catarinense e terá duas sessões gratuitas em Itajaí

Nesta quinta-feira (29), a peça "Vem Ver Nosso Boi Brincar”, com classificação etária livre, estará em cartaz às 14h30 e 20h no Sesc Itajaí. Logo após a sessão da noite terá uma roda de conversa com mediação da cantora e produtora musical Ana Paula da Silva.

 

“Vem ver nosso boi brincar” é uma homenagem ao cantador Arnoldo Cueca. O cantador construiu sua história na cultura popular em Itajaí e em outras cidades catarinense, levando sua cantoria de Boi de Mamão para adultos e crianças. Uma delas foi sua neta, que nesse espetáculo homenageia o avô, contando e cantando sua trajetória. A montagem é uma reverência a um mestre da cultura popular catarinense, sob o olhar afetuoso de uma menina que cresceu observando de longe as cantorias de boi e, sem perceber, foi tocada pela alegria do avô brincante.

 

Teaser do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=3Rulm231364

 

Para encerrar a semana de eventos dos 20 anos da Cia Experimentus Teatrais acontece a segunda sessão do espetáculo “Dois amores e um bicho – Versão Nº 02”, no Sesc Itajaí, na sexta-feira, às 20h.

 

Em setembro a programação continua, a Galeria de Artes do Sesc Itajaí receberá uma exposição no dia 12/09, que apresenta memórias dos 20 anos da companhia, com a curadoria do performer e artista visual Leandro de Maman. Na mesma ocasião, será lançado um catálogo comemorativo com imagens e textos dos integrantes e convidados sobre essas duas décadas de trabalho. Para encerrar a programação do projeto, em outubro, a companhia recebe ainda a dançarina e pesquisadora Sandra Meyerpara a oficina “Improvisação e Composição em Processos Colaborativos”, entre os dias 18 e 31/10.

 

Para tornar as apresentações mais acessíveis ao público, os espetáculos contarão com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Também haverá disponibilidade de visita tátil para pessoas cegas ou com baixa visão. Além disso, todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

 

Para Daniel Olivetto, ator e fundador da companhia, “as estratégias de acessibilidade tem se tornado cada vez mais frequentes, e hoje os editais tem exigido que essas ações façam parte dos projetos inscritos, o que nos parece fundamental. O fato é que estamos atrasados como sociedade nesse sentido. Para garantir acessibilidade total, os investimentos na área precisam aumentar, pois precisamos encontrar maneiras das pessoas com deficiência se sentirem mais convidadas para as atividades culturais, sentirem que este é um espaço para todos”.

 

Cia. Experimentus e os 20 anos de trajetória

 

Fundada em 1999 na cidade de Itajaí, a Cia Experimentus Teatrais tem se dedicado à montagem e circulação de espetáculos para crianças, jovens e adultos. Ao longo de seus 20 anos montou 15 espetáculos com apresentações no Brasil e Argentina. Além de espetáculos, a companhia tem se dedicado também a projetos de formação, entre eles: “1º, 2º e 3º Formação em Foco” (2013 / 2016 / 2018), “Vem Ver Nosso Boi Brincar – Circulação e Formação” (2017), “Margens – Acessibilidade Cultural, Cidadania LGBTI, Presença e Vulnerabilidade” (2018), “Meu Pai é um Homem Pássaro – Circulação de Espetáculo” (2018), entre outros.

 

Data: 29/08 (quinta) – 14h30 e 20h / Teatro do Sesc Itajaí

espetáculo: "Vem Ver Nosso Boi Brincar"

 

Data: 30/08 (sexta) 20h / Sesc Itajaí

"Dois Amores e um Bicho - Versão Nº 02"

 

TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS