quinta, 18 de abril de 2024
Geral
28/08/2019 | 17:29

Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras intensifica trabalho de vacinação contra o sarampo

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras está intensificando o trabalho de vacinação contra o sarampo - que atualmente possui 15 registros da doença em Santa Catarina. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão ofertando a imunização em suas salas de vacinação. Crianças e adultos podem ser vacinar.


A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel, explica que para as crianças de 6 meses a 15 meses de idade devem tomar três doses: a recém implantada dose extra (6 meses a um ano), a primeira dose (ao completamente 12 meses) e a segunda dose (ao completarem 15 meses). Essa última dose reforça a imunização por toda a vida.


Já os adultos com idade até 29 anos, que tomaram apenas uma dose, "recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina", orienta Alessandra. Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente. 
Caso a pessoa dessa faixa etária não tenha lembrança ou registro oficial das duas doses, precisará se imunizar com elas. Alessandra acrescenta ainda que os adultos de 30 a 49 anos precisam tomar apenas uma dose.


Segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Estado, Santa Catarina tem 15 casos importados confirmados de sarampo e outros 5 em investigação. Entre os casos importados confirmados, 3 foram em tripulantes de um navio que atracou no litoral em fevereiro. Outros 12 estão distribuídos nos municípios de Florianópolis (10), Guaramirim (1) e Barra Velha (1).

 

BALNEÁRIO PIÇARRAS AGUARDA VACINAS


A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras comunica que ainda não recebeu do Ministério da Saúde as doses das vacinas DTP/DTPa (difteria, tétano e pertussis), Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, hepatite B, haemophylus influenza b) e BCG (tuberculose). As demais seguem com doses normais.


"Nós estamos anotando o nome e telefone de quem vem procurar para fazer contato quando as doses chegarem. Infelizmente mas não tem previsão oficial", afirmou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica. Não há uma informação oficial do Governo Federal para a ausência das vacinas, situação essa registrada em muitas outras cidades e estados.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS