sábado, 20 de abril de 2024
Geral
28/08/2019 | 10:06

Envio de bombeiros militares de SC para combater fogo na Amazônia é oficializado por ministro Moro

Foto: Maurício Vieira/Secom

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, requisitou ao governador Carlos Moisés o envio de bombeiros militares catarinenses e veículos para ajudar na Operação de Garantia da Lei e da Ordem instituída para o combate a incêndios na Amazônia Legal. O pedido de 12 homens foi feito na tarde desta terça-feira, 27, e de imediato o governador determinou ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Charles Alexandre Vieira, o envio do contingente.

“Nós entendemos que essa ação do Governo Federal, feita com apoio de várias unidades da Federação, vai trazer um resultado muito mais rápido”, afirma Moisés. Na avaliação dele, o trabalho precisa ser permanente e com foco na prevenção. “Essas forças precisam ter um caráter perene, para que possamos evitar futuros incêndios e fiscalizar atividades ilícitas na região. Sabemos que os incêndios ocorrem todos os anos, às vezes mais e às vezes menos, e as ações de prevenção podem evitar”, acrescenta.

Tropa pronta para o deslocamento

Conforme o coronel Vieira, os homens já estão prontos para se deslocar à região. O próximo passo é alinhar os detalhes, como o ponto de encontro e o local de atuação dos militares catarinenses. “Já estamos com três caminhonetes, um caminhão e 12 bombeiros militares equipados, aguardando apenas as orientações da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública)”, explica.

O comandante-geral ainda destaca que o envio de bombeiros militares e veículos não traz prejuízo ao trabalho realizado pela corporação em Santa Catarina. “Nós temos um modelo de forças-tarefa, com pessoal treinado para atuar especificamente em ações extraordinárias como essa, por isso o deslocamento não influencia no dia a dia do Corpo de Bombeiros Militar. A população catarinense pode ficar tranquila que continuará bem atendida”, ressalta o coronel.

No último sábado, 24, o governador já havia colocado recursos humanos e materiais à disposição do Governo Federal para auxiliar nos combates a incêndio.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS