quinta, 28 de março de 2024
Geral
Foto: Porto de Itajaí
26/08/2019 | 16:54

Porto de Itajaí ultrapassa a marca de 30 mil veículos da montadora General Motors

Nesta manhã de segunda-feira, 26 de agosto, o berço 3 do Porto de Itajaírecebeu através do sistema de operações Roll On Roll Off, a sua 25ª atracação de veículos importados da General Motors (GM).

O navio de bandeira japonesa – MICHIGAN HIGHWAY, de 200 metros de comprimento por 33 de boca (largura), pertence ao Armador K-Line, e trouxe a bordo 1604 veículos dos modelos Tracker e Equinox.

Com uma parada antecipada no Porto de Santos (SP), houve o transbordo de 1001 unidades para o navio MICHIGAN HIGHWAY que já estava a bordo com 603unidades. Essa operação foi realizada pelo motivo do navio GUANGZHOU HIGHWAY não ter vindo para o Porto de Itajaí no início deste mês. As cargas dos dois navios somam um total de 2.247.470 quilos.

A embarcação partiu do Porto de Altamira (México), fazendo uma escala no Porto de Santos, litoral de São Paulo, onde foram embarcados o restante dos veículos através de uma operação de transbordo. Já no Porto de Itajaí, sua atracação ocorreu no berço 03 (porto público), às 06:30 da manhã desta segunda. Suas operações iniciaram às 07 horas e a previsão de encerramento das movimentações está programado para às 21 horas de hoje ainda. Após sua desatracação, o navio MICHIGANHIGHWAY segue seu roteiro marítimo para o Porto de Paranaguá, litoral do Paraná -PR.

Agora com o desembarque desta segunda-feira, o número de atracações chega a 25 em pouco mais de um ano de operações. A primeira atracação “teste” aconteceu em 09 de junho de 2018, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruise a bordo do navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY.

O somatório atual com a vigésima quinta atracação totaliza a marca de 30.642 veículos importados pela montadora General Motors/Chevrolet desembarcados no Porto de Itajaí.

“Todo esse empenho em solidificar este tipo de movimentação de cargas, nos preenche de orgulho e satisfação. Em pouco mais de um ano ultrapassar a marca de mais de trinta mil veículos, nos reflete o quanto o Porto de Itajaí é importante para esse tipo de operações, e, que certamente estará apto a receber novas montadoras devido a eficiência e profissionalismo dos trabalhadores portuários”, destaca Volnei Morastoni – Prefeito de Itajaí.

De acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, as operações se transcorreram dentro do cronograma de desembarque com uma movimentação em média de 70 a 90 veículos por hora. Todos os trabalhos de deslocamento de veículos foram realizados por equipes de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de categorias diferenciadas, utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.

Desde novembro de 2018, a APM Terminal passou a atender com frequência quinzenal navios do tipo ROLL ON ROLL OFF, para a importação de veículos. Em outubro de 2018 um contrato foi assinado com a APM Terminals para a vigência de um ano, após a fase de operações testes em Itajaí com linhas marítimas de diferentes países, entre eles os Estados Unidos, México, Brasil e Argentina. Segundo informações preliminares, existe uma expectativa positiva em renovar o contrato em outubro deste ano para o período de mais dois anos de vigência.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

De acordo com informações da Gerência de Operações do Porto de Itajaí, estão previstos para ocorrer duas novas atracações de navios (AMERICAN HIGHWAY GUANGZHOU HIGHWAY),no mês de setembro com veículos da montadora GM, em datas ainda a serem confirmadas. Com os próximos desembarques, o Porto de Itajaí poderá alcançar a marca de mais de 33 mil veículos da montada GM.

“Chegar a vinte e cinco atracações nos deixa muito felizes em relação as operações Roll on Roll off que são realizadas no Porto de Itajaí. Isso nos credencia e nos comprova para cada vez mais nos qualificarmos no mercado portuário do país”, acrescentou Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS