quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/08/2019 | 14:13

Saúde de Navegantes intensifica campanha contra o sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Navegantes está reforçando a vacinação contra Sarampo para prevenir os casos da doença. Todas as crianças com idade entre 6 e 11 meses de idade precisam tomar a chamada “dose zero” da vacina tríplice viral que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

A aplicação desta dose extra é uma determinação do Ministério da Saúde, uma medida preventiva na proteção dos bebês desta faixa etária, já que estão mais suscetíveis aos casos graves da doença.

A Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) esclarece que a “dose zero” não substitui as doses da vacina já previstas no Calendário Nacional de Vacinação. As crianças vão continuar a tomar as doses de rotina: aos 12 meses (vacina tríplice viral) e 15 meses (a vacina tetraviral).

A Diretora da Vigilância Epidemiológica de Navegantes, a enfermeira Silvana Antônio Frances,  explica que a vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo. O público-alvo deve procurar as Unidades Básica de Saúde que dispõem das salas de vacina: Centro, Escalvados, Porto das Balsas, São Domingos 1, São Domingos 2, Nossa Senhora das Graças, Verde Mar, Meia Praia, Gravatá, São Paulo,São Pedro e Machados.

“Além das crianças, os jovens e adultos também precisam tomar a vacina contra a doença. Quem não tomou as duas doses da vacina, não lembra ou perdeu a carteirinha de vacinação precisa regularizar a situação vacinal. As pessoas entre 1 e 29 anos devem tomar duas doses com um intervalo mínimo de 30 dias. Já as pessoas com idade entre 30 e 49 anos devem tomar apenas 1 dose. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Navegantes estão preparadas com as salas de vacinação e contam com doses em estoque para garantir a imunização da população,” enfatiza a enfermeira.

As vacinas que previnem o Sarampo são: a Tríplice viral (protege contra o sarampo, caxumba e rubéola) e a Tetra Viral (protege contra o sarampo, caxumba, rubéola e catapora). As vacinas são seguras, gratuitas e estão disponíveis nas 12 salas de vacinação.

Casos de Sarampo em Santa Catarina

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela DIVE/SC na última segunda-feira (19), o Estado tem 15 casos importados confirmados de sarampo e outros 5 em investigação. Entre os 15 casos importados confirmados, 3 foram em tripulantes de um navio que atracou no litoral catarinense em fevereiro de 2019. Outros 12 estão distribuídos nos municípios de Florianópolis (10), Guaramirim (1) e Barra Velha (1).

Sobre a doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS